v. 5 (2023): Janeiro-Dezembro: publicação contínua
Artigo original

Histórias de vida de bullying: uma experiência de pesquisa qualitativa no ensino médio e bacharelado

Javier Darío Vergara-Castiblanco
Universidad Internacional De La Rioja
Biografia

Publicado 2023-09-01

Palavras-chave

  • Comportamento do aluno,
  • doença mental,
  • dificuldade de aprendizagem,
  • analise de dados

Como Citar

Vergara-Castiblanco, J. D. (2023). Histórias de vida de bullying: uma experiência de pesquisa qualitativa no ensino médio e bacharelado. Puriq, 5, e506. https://doi.org/10.37073/puriq.5.506

Métricas alternativas

Resumo

O bullying é um problema social que descreve a agressão física e psicológica com base na intimidação do grupo. O fenômeno é descrito e avaliado como um problema de aprendizagem que influencia a saúde dos alunos do ensino médio. Este evento aplicaria histórias de vida no desenvolvimento físico, cognitivo, psicológico e social; gerando pesquisa qualitativa com entrevistas semiestruturadas e análise de imagens. Será utilizado o método fenomenológico-hermenêutico com técnicas de triangulação e análise de conteúdo do método narrativa biográfica, utilizando o programa de computador MAXQDA 2020. Os resultados mostram que existem rivalidades de coexistência no ensino primário e secundário, onde intervêm conflitos físicos, verbais e psicológicos. Na saúde mental, apresentou aperfeiçoamento acadêmico, esportivo, laboral e cultural. Distúrbios de aprendizagem, dificuldades obtidas na leitura, escrita e análise matemática. Conclui-se que as relações entre pares perturbam as emoções e a saúde com baixo rendimento académico que se traduz em suicídio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

  1. Alemany, C. (2019). Las Consecuencias Sociales de las Dificultades de Aprendizaje en Niños y Adolescentes. Ehquidad International Welfare Policies and Social Work Journal, (11), 91-122. https://doi.org/10.15257/ehquidad.2019.0004
  2. Alfonso, E., Martínez, Y., Fonseca, R., Tamayo, Y. & Acosta, M. (2019). Bullying o Acoso Escolar. Creatividad Frente al Rol de Adolescentes. Multimed: Revista Médica. Granma, 23(6), 1202-1215. https://revmultimed.sld.cu/index.php/mtm/article/view/1420/1595
  3. Álvarez, K. (2016). Acoso Escolar y Habilidades Sociales en Adolescentes de dos Instituciones Educativas Estatales de Ate. UNIFÉ-Avances en Psicología: Revista de la Facultad de Psicología y Humanidades, 24(2), 205-215. https://doi.org/10.33539/avpsicol.2016.v24n2.155
  4. Askell, H. & Lawson, M. (2015). Relationships Between Students’ Mental Health and Their Perspectives of Life at School. Health Education, 115(3/4), 249-268. https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/HE-02-2014-0007/full/html
  5. Ballesteros, B., Alatorre, G., García, F., González, M. F., Luque, E., Mata, P., Del Olmo, M., Osuna, C., Padilla, T. & De Santiago, C. (2014). Taller de Investigación Cualitativa. (Vol. 1). UNED.
  6. Ballestín, B. & Fàbregues, S. (2018). La Práctica de la Investigación Cualitativa en Ciencias Sociales y de la Educación. UOC.
  7. Bautista, N. P. (2011). Proceso de la Investigación Cualitativa: Epistemología, Metodología y Aplicaciones. El Manual Moderno Colombia. https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxlZHVjYWNpb25wc2ljbGluaWNhfGd4OjM2MjgyZWNmZjhkMGJlNjU
  8. Bianchetti, A. (2019). El Necesario Vínculo entre lo Visual y la Investigación Cualitativa. Cadernos de Pesquisa, 49(173), 344-349. https://doi.org/10.1590/198053146102
  9. Blanco, S., González, C. & Velasco, J. (2020). Nuevas Herramientas para Viejos Problemas: Acoso y Ciberacoso a través de un Análisis de Sentencias. Tecnología, Ciencia y Educación, (15), 51-80. https://www.tecnologia-ciencia-educacion.com/index.php/TCE/article/view/367
  10. Bolívar, A. (2012). Metodología de la Investigación Biográfico-Narrativa: Recogida y Análisis de Datos. Dimensões Epistemológicas e Metodológicas da Investigação (auto)biográfica. PUCRS, Tomo II, 79-109.
  11. Borja, C., Gómez, C., Barzola, M., Malca, S., Alvarado, E., Vilchez, A. & Díaz, F. (2020). Análisis de la Variable Acoso Escolar: Un Aporte desde la Producción Científica Latinoamericana. Propósitos y Representaciones: Revista de Psicología Educativa, 8(2), 1-6. https://www.readcube.com/articles/10.20511%2Fpyr2020.v8n2.451
  12. Clareth, A., Mendoza, L., Gómez, C., Urzola, H. & Córdoba, P. (2015). Caracterización del Fenómeno del Bullying desde la Perspectiva de la Víctima, Victimario y Testigo. Cultura Educación y Sociedad, 6(2), 91-106. https://revistascientificas.cuc.edu.co/culturaeducacionysociedad/article/view/846
  13. Contreras, A. (2013). El Fenómeno de Bullying en Colombia. Revista Logos, Ciencia & Tecnología, 4(2), 100-114. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=517751544011
  14. Cordeiro, J., Valente, G., De Oliveira, W., Da Silva, J., Medeiros, M. & Lossi, M. (2015). Emotions of Students Involved in Cases of Bullying. Enfermagem: Text & Context Nursing, 24(2), 344-352. http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072015003430013
  15. Córdova, A., Ramón, E., Silvestre, K. & Cruz, C. (2012). Bullying y Consumo de Drogas. Revista de Psicología: Universidad de Antioquia, 4(2), 21-48. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4865186
  16. Chárriez, M. (2012). Historias de Vida: Una Metodología de Investigación Cualitativa. Revista Griot, 5(1), 50-67. https://revistas.upr.edu/index.php/griot/article/view/1775
  17. De la Peña, C. & Bernabéu, E. (2018). Dislexia y Discalculia: Una Revisión Sistemática Actual desde la Neurogenética. Universitas Psychologica, 17(3), 1-11. https://doi.org/10.11144/Javeriana.upsy17-3.ddrs
  18. Delgado, X. & Zapata, M. (2018). Déficit de Memoria Operativa en los Trastornos del Neurodesarrollo. Psicogente, 21(39), 216-227. https://doi.org/10.17081/psico.21.39.2832
  19. De Oliveira, W., Lossi, M., Malta, F., Lopes, D., Mariano, A. & Carvalho, D. (2015). Causas del Bullying: Resultados de la Investigación Nacional de la Salud del Escolar. Revista Latino-americana de Enfermagem, 23(2), 275-282. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=281439483013
  20. Enríquez, M. & Garzón, F. (2015). El Acoso Escolar. Saber-Ciencia y Libertad, 10(1), 219-233. https://doi.org/10.18041/2382-3240/saber.2015v10n1.983
  21. Erazo, O. (2016). Problemas de Conducta en el Aula, Relaciones entre la Integración Sensorial, Problemas de la Atención y la Conducta. Revista de Psicología GEPU, 7(1), 224-242. https://drive.google.com/file/d/0B_amNUZGjsD9dG51NEdRVHpSVG8/view
  22. Fuster, D. (2019). Investigación Cualitativa: Método Fenomenológico Hermenéutico. Propósitos y Representaciones, 7(1), 201-215. http://www.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2307-79992019000100010
  23. Gaeta, M., Otero, V., Rodrigo, M. & Rodrigo, M. (2020). Problemas de Convivencia Escolar desde la Mirada del Alumnado de Educación Secundaria. Estudios Pedagógicos, 46(2), 341-357. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052020000200341
  24. Garaigordobil, M. & Larrain, E. (2020). Acoso y Ciberacoso en Adolescentes LGTB: Prevalencia y Efectos en la Salud Mental. Comunicar: Revista Científica de Educomunicación, 28(62), 79-90. https://doi.org/10.3916/C62-2020-07
  25. Gil, J. (2016). Técnicas e Instrumentos para la Recogida de Información. UNED. https://www.calameo.com/read/0019555911a566c110989
  26. Hernández, R., Fernández, C. & Baptista, P. (2014). Metodología de la Investigación. McGraw-Hill. https://www.uca.ac.cr/wp-content/uploads/2017/10/Investigacion.pdf
  27. Herrera, M., Romera, E. & Ortega, R. (2018). Bullying y Cyberbullying en Latinoamérica. Un Estudio Bibliométrico. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 23(76), 125-155. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=14054854006
  28. Li, J., Li, J., Jia, R., Wang, Y., Qian, S. & Xu, Y. (2020). Mental Health Problems and Associated School Interpersonal Relationships among Adolescents in China; A Cross-Sectional Study. Child and Adolescent Psychiatry and Mental Health, 14(12), 1-10. https://doi.org/10.1186/s13034-020-00318-6
  29. Martínez, M. (2017). Programa Gestión@: Programa Psicoeducativo en Línea para Adolescentes con Elevada Ansiedad. Revista de Psicología Clínica con Niños y Adolescentes, 4(3), 46-52. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6087727
  30. Molano, G. & Polanco, A. (2018). Dificultades de Aprendizaje y su Incidencia en la Adolescencia. Prisma Social N° 23: Revista de Ciencias Sociales, (23), 366-387. https://revistaprismasocial.es/article/view/2785
  31. Muñoz, G. (2017). Investigaciones sobre el Acoso Escolar en España: Implicaciones Psicoeducativas. Revista Española de Orientación y Psicopedagogía, 28(1), 104-118. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=338252055008
  32. Musalem, R. & Castro, P. (2015). Qué se sabe de Bullying. Revista Médica Clínica Las Condes, 26(1), 14-23. https://doi.org/10.1016/j.rmclc.2014.12.002
  33. Nasheeda, A., Hassan, N. & Hassan, S. (2017). Relationships Between Bullies, Victims and Mental Health Issues among Adolescents. Saruna: The Maldives National Journal of Researh, 5(1), 23-44. https://www.researchgate.net/publication/319987353_Relationships_between_bullies_victims_and_mental_health_issues_among_adolescents
  34. Ortegón, R., Julià, O. & Torrella, L. (2018). Programa PDA Bullying, una Propuesta de Buenas Prácticas para Superar el Acoso Escolar. Revista Ámbitos de Psicopedagogía y Orientación. Fields of Educational Psychology and Counselling, (49), 115-126. https://pdabullying.com/es/resource/una-proposta-de-bones-practiques-per-a-superar-lassetjament-escolar
  35. Osorio, J. R. (2014). El Método Biográfico Narrativo para la Investigación en Ciencias Sociales y Humanas. En: Díaz, A. y Luna, A. B. (Coords.). Metodología de la investigación educativa: aproximaciones para comprender sus estrategias. (189-214). Díaz de Santos.
  36. Postigo, S., Schoeps, K., Ordóñez, A. & Montoya, I. (2019). ¿Qué dicen los Adolescentes sobre el Acoso Escolar? Annals of Psychology, 35(2), 251-258. http://dx.doi.org/10.6018/analesps.35.2.301201
  37. Pretto, A. (2011). Analizar las Historias de Vida: Reflexiones Metodológicas y Epistemológicas. Revista de Humanidades: Tabula Rasa, (15), 171-194. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=39622587010
  38. Resett, S. (2016). Una Caracterización del Acoso Escolar en la Adolescencia: Quiénes, Cómo y Dónde se Agrede. Perspectivas en Psicología, 13(1), 11-20. http://perspectivas.mdp.edu.ar/revista/index.php/pep/article/view/247
  39. Rivera, J. & Arias, M. (2020). Acoso Escolar contra Jóvenes LGBT e Implicaciones desde una Perspectiva de Salud. Salud UIS: Revista de la Universidad Industrial de Santander, 52(2), 147-151. https://revistas.uis.edu.co/index.php/revistasaluduis/article/view/10685
  40. Ruíz, J. (2012). Metodología de la Investigación Cualitativa. Publicaciones de la Universidad de Deusto.https://books.google.com.co/books?id=WdaAt6ogAykC&printsec=frontcover&hl=es&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false
  41. Ruíz, P. (2013). Los Problemas Escolares en la Adolescencia. Pediatría Integral, 17(2), 117-127. https://www.pediatriaintegral.es/numeros-anteriores/publicacion-2013-03/los-problemas-escolares-en-la-adolescencia/
  42. Sans, A., Boix, C., Colomé, R., López, A. & Sanguinetti, A. (2012). Trastornos del Aprendizaje. Pediatría Integral, 16(9), 691-699. https://www.pediatriaintegral.es/numeros-anteriores/publicacion-2012-11/trastornos-del-aprendizaje/
  43. Santoyo, D. & Frías, S. (2014). Acoso Escolar en México: Actores Involucrados y sus Características. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos, 44(4), 13-41. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=27032872002
  44. Stives, K., May, D., Pilkinton, M., Bethel, C. y Eakin, D. (2018). Strategies to Combat Bullying: Parental Responses to Bullies, Bystanders, and Victims. Youth & Society, 51(3), 358-376.
  45. Timmermanis, V. & Wiener, J. (2011). Social Correlates of Bullying in Adolescents with Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder. Canadian Journal of School Psychology, 26(4), 301-318.
  46. Vanega, S., Sosa, M. y Castillo, R. (2018). Acoso Escolar, Ira y Depresión en Adolescentes Mexicanos: Un Estudio Preliminar de la Eficacia de una Intervención. Revista de Psicología Clínica con Niños y Adolescentes, 5(2), 49-54. https://www.researchgate.net/publication/324776493_Acoso_escolar_ira_y_depresion_en_adolescentes_mexicanos_un_estudio_preliminar_de_la_eficacia_de_una_intervencion
  47. Velasco, J., Seijo, D. & Vilariño, M. (2013). Consecuencias del Acoso Escolar en la Salud Psicoemocional de Niños y Adolescentes. Psicología y Salud II. Salud Física y Mental, 14(1), 113-126.