v. 5 (2023): Janeiro-Dezembro: publicação contínua
Artigo original

Trajetórias sociais de professores e suas percepções na formação de valores em universitários

Luis Arturo Guerrero-Azpeitia
Universidad Politécnica Metropolitana de Hidalgo
Biografia

Publicado 2023-03-31

Palavras-chave

  • Valores,
  • educação comparada,
  • subjetividade,
  • ensino universitário

Como Citar

Guerrero-Azpeitia, L. A. (2023). Trajetórias sociais de professores e suas percepções na formação de valores em universitários. Puriq, 5, e472. https://doi.org/10.37073/puriq.5.472

Métricas alternativas

Resumo

Nesta pesquisa, o objetivo foi descrever as predisposições de professores universitários que, de acordo com suas trajetórias sociais, se manifestam sobre a formação de valores nos alunos. Para tanto, construiu-se um andaime teórico-conceitual de natureza sociológica que articulou a produção de subjetividade a partir das condições objetivas, metodologicamente foram recuperados três momentos: 1) determinação das trajetórias sociais dos professores; 2) caracterização de suas predisposições na formação de valores; e, 3) construção da relação entre eles. Os achados sugerem uma diferença significativa nas categorias interpretativas construídas sobre as predisposições na formação de valores entre os agentes sociais, atribuídas principalmente às condições objetivas de origem em ambos os casos ao observar diferenças significativas na apropriação de valores na família , educacional e social. Essas constatações fornecem elementos para a reorganização das atividades e conteúdos para o desenvolvimento e apropriação dos valores correspondentes

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

  1. Arango, O., Clavijo, S., Puerta, I. y Sánchez, J. (2014). Formación académica, valores, empatía y comportamientos socialmente responsables en estudiantes universitarios. Revista de Educación Superior, 43-1(169). 89-105. http://publicaciones.anuies.mx/pdfs/revista/Revista169_S1A5ES.pdf
  2. Barba, M. & Alcántara, A. (2003). Los valores y la formación universitaria. Reencuentro, (38), 16-23. https://www.redalyc.org/pdf/340/34003803.pdf
  3. Bourdieu, P. (1979). La distinción: Criterio y bases sociales del gusto. España: Taurus
  4. Bourdieu, P. (2001). Poder, derecho y clases sociales. España: Editorial Desclée de Brouwer S.A.
  5. Bourdieu, P. (2007). El sentido práctico. Argentina: Siglo XXI.
  6. Bourdieu, P. & Wacquant, L. (2005). Una invitación a la sociología reflexiva. Argentina: Siglo XXI editores.
  7. Chapa, (2015). Valores universitarios en los jóvenes estudiantes de la Facultad de Ciencias Políticas y Adminsitración Pública, UANL. Revista Iberoamericana para la Investigación y Desarrollo Educativo, 6(11). https://www.redalyc.org/pdf/4981/498150319046.pdf
  8. García Inda, A. (1997). La violencia de las formas jurídicas. Barcelona: Cedecs Editorial S. L.
  9. Guerrero Azpeitia, L.A. (2022). Yuxtaposición, trayectorias sociales y la construcción del objeto de estudio. Reflexiones metodológicas. Revista Latinoamericana de Educación Comparada, 13(19), 52-73. http://saece.com.ar/relec/revistas/19/art3.pdf
  10. Guerrero, L.A. (2020). Capitales, habitus y disposiciones de profesores universitarios. Una aproximación a partir de sus trayectorias académicas. Religación. Revista de Ciencias Sociales y Humanidades, 5(25), 171-131. https://doi.org/10.46652/rgn.v5i25.672
  11. Guerrero L.A. (2017). El estudio de la subjetividad. Una mirada desde la educación comparada. In Crescendo. Educación y Humanidades, 4(1), 50-71. http://revistas.uladech.edu.pe/index.php/increscendo-educacion/article/view/1458/1256
  12. Giménez, G. (1997). La sociología de Pierre Bourdieu. http://www.paginasprodigy.com/peimber/BOURDIEU.pdf
  13. Gutiérrez, A. (1997). Investigar las prácticas y practicar la investigación. Algunos aportes desde la sociología de Bourdie. Revista Kairos, 1(1). http://www.revistakairos.org/investigar-las-practicas-y-practicar-la-investigacion-algunos-aportes-desde-la-sociologia-de-bourdie/
  14. Hernández, Y. y Pérez R. (2017). La educación en valores de los estudiantes universitarios: Una experiencia en el centro universitario municipal de Jaguey Grande. Revista de la Escuela de Ciencias de la Educación, 1(2). 63-78. http://www.scielo.org.ar/pdf/rece/v1n12/v1n12a05.pdf
  15. Hair, J., Anderson, R., Tathan, R. & Black, W. (1999). Análisis multivariante 5ª Edición. España: Prentice Hall Iberia.
  16. Palomeque, M. & Hernández, G. (2021). Formación de valores en estudiantes universitarios. Revista Cubana de Educación Superior, 40(2). http://www.rces.uh.cu/index.php/RCES/article/view/431/470
  17. Reyes, I. y Hernández, G. (2019). Identificación y práctica de valores en la formación universitaria. Revista Cubana de Educación Superior, (2). http://www.rces.uh.cu/index.php/RCES/article/view/293/334
  18. Rodíguez, R. y Castaño, E. (2013). Educación en valores en el ámbito universitario. En R. Rodríguez (Coord), La educación en valores en el ámbito universitario. Propuestas y experiencias (pp. 19-29). España: Narcea.
  19. Sartori, G. (1994). Comparación y método comparativo. En Sartori, G. y Morlino, L (Comp.). La Comparación en las Ciencias Sociales (pp. 29-49). España: Alianza Editorial.