Queimadura e satisfação de vida em professores que conduzem aulas virtuais em um contexto pandêmico de covid-19
Publicado 2021-01-04
Palavras-chave
- Covid-19,
- Salas de aula virtuais,
- Síndrome de Burnout,
- Satisfação da vida
Como Citar
Copyright (c) 2021 José Celio Pillaca
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Métricas alternativas
Resumo
O objetivo do presente estudo foi determinar a relação entre a Síndrome de Burnout e a Satisfação com a Vida em Professores da Educação Básica Regular que ensinavam aulas virtuais durante a pandemia da covida-19 em vários departamentos do Peru. Sob uma metodologia quantitativa, o projeto descritivo-correlacional, o Maslach Burnout Inventory - Ed Form (MBI-Es) e o Satisfaction with Life Scale (SWLS) foram aplicados virtualmente a 56 professores, que foram selecionados por amostragem não-probabilística de propósito. A análise descritiva e inferencial dos dados foi realizada utilizando o programa estatístico SPSS versão 22 e constatou-se que a maioria dos professores se sente muito satisfeito com a vida, tem altos níveis de Exaustão Emocional, baixos níveis de Despersonalização e altos níveis de Realização Pessoal. Foram encontradas diferenças de acordo com o gênero e o local de trabalho, e uma relação estatisticamente significativa, baixa e positiva (p<.05, r = ,323) foi encontrada entre o Cumprimento Pessoal e a Satisfação da Vida.
Downloads
Referências
- Achiri, M. (2019). Síndrome de Burnout y el desempeño de los docentes de nivel secundario de la institución educativa Nro. 40046 José L. Cornejo Acosta, Acequia Alta Cayma Arequipa, 2018. Tesis de maestría. Universidad Nacional de San Agustín de Arequipa.
- Aloe, A., Shisler, S., Norris, B., Nickerson, A., Tyler, R. (2014). A multivariate meta-analysis of student misbehavior and teacher Burnout. Educational Research Review. 12. Pp. 30-44. https://doi.org/10.1016/j.edurev.2014.05.003
- Arias, W., Huamani, J., y Ceballos, K. (2019). Síndrome de Burnout en profesores de escuela y universidad: un análisis psicométrico y comparativo en la ciudad de Arequipa. Propósitos y Representaciones, 7(3), 72-110. http://dx.doi.org/10.20511/pyr2019.v7n3.390
- Arias, W., y Jiménez, N. (2013). Síndrome de burnout en docentes de Educación Básica Regular de Arequipa. Educación, 22(42), 53-76. http://revistas.pucp.edu.pe/index.php/educacion/article/view/5291
- Arias, W., Sánchez, M. y Ceballos, K. (2017). Síndrome de Burnout, satisfacción laboral y relaciones interpersonales en profesores de una institución educativa de Arequipa. Acta Psicológica peruana, 2(1), pp. 118-139. http://revistas.autonoma.edu.pe/index.php/ACPP/article/view/72
- Britez, M. (2020). La educación ante el avance del COVID-19 en Paraguay. Comparativo con países de la Triple frontera. Scielo Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.22
- Calderón-De la Cruz, G., Lozano, F., Cantuarias, A., & Ibarra, L. (2018). Validación de la Escala Satisfacción con la Vida en trabajadores peruanos. Liberabit, 24(2), 249-264. https://doi.org/10.24265/liberabit.2018.v24n2.06
- Cárdenas, F. (2019). Relación de la satisfacción con la vida y el estrés laboral en docentes de la Institución Educativa Privada Saco Oliveros Ayacucho-2019. Tesis de Licenciatura. Universidad Católica Los Ángeles de Chimbote. http://repositorio.uladech.edu.pe/handle/123456789/15130
- Centro europeo para la prevención y el control de enfermedades (2020). Actualización de la situación de Covid-19 en todo el mundo. Recuperado de https://www.ecdc.europa.eu/en/geographical-distribution-2019-ncov-cases
- Colomeischi, A. (2015). Teachers Burnout in Relation with Their Emotional Intelligence and Personality Traits. Procedia - Social and Behavioral Sciences. 180, pp 1067-1073. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2015.02.207
- Condori, H. (2019). Satisfacción con la vida en docentes de instituciones educativas de un distrito de Tacna, 2019. Tesis de Licenciatura. ULADECH.
- Cordero, P. y Vargas, A. (2019). Síndrome de Burnout y satisfacción laboral en docentes de Instituciones educativas estatales y privadas del distrito de San Martin de Porres. Tesis de licenciatura. Universidad Ricardo Palma. http://repositorio.urp.edu.pe/handle/URP/2796
- De Mendoza, A. (2020). Refundemos la escuela. El Peruano. Recuperado de https://elperuano.pe/noticia-refundemos-escuela-104463.aspx
- Diener, Ed., Emmons, R., Larsen, R., & Griffin, S. (1985). The Satisfaction With Life Scale. Journal of Personality Assessment, 49(1), 71-75. https://doi.org/10.1207/s15327752jpa4901_13
- Fernández, M. (2002). Desgaste psíquico (burnout) en profesores de educación primaria de Lima metropolitana. Persona, (005), 27-66. https://doi.org/10.26439/persona2002.n005.842
- Gil-Monte, P.R. y Peiró, J.M. (1999). Perspectivas teóricas y modelos interpretativos para el estudio del síndrome de quemarse por el trabajo. Anales De Psicología / Annals of Psychology , 15 (2), 261-268. https://revistas.um.es/analesps/article/view/30161
- González, N., Tejeda, A., Espinosa, C. y Oliveros, Z. (2020). Impacto psicológico en estudiantes universitarios mexicanos por confinamiento durante la pandemia por Covid-19. Preprints Scielo. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.756
- Hernández, R. (2017). Impacto de las TIC en la educación: Retos y Perspectivas. Propósitos y Representaciones, 5(1), 325 - 347. http://dx.doi.org/10.20511/pyr2017.v5n1.149
- Hidalgo, C. (06 de Mayo de 2020). Los maestros y la educación durante la pandemia. Archivo Covid-19 Perú. Consultado el 14 de Octubre de 2020. Recuperado de https://sisbib.unmsm.edu.pe/archivocovid19peru/test_audiovisual/testimonio_info.php?id_ta=1
- Lluch, T. (1999). Construcción de una escala para evaluar la Salud Mental Positiva. Tesis Doctoral. Universidad de Barcelona. España.
- Malander, N. (2016). Síndrome de Burnout y Satisfacción Laboral en Docentes de Nivel Secundario. Ciencia y Trabajo. 18(57), 177-182.
- Mariátegui, V. (06 de Mayo de 2020). Los maestros y la educación durante la pandemia. Archivo Covid-19 Perú. Consultado el 14 de Octubre de 2020. Recuperado de https://sisbib.unmsm.edu.pe/archivocovid19peru/test_audiovisual/testimonio_info.php?id_ta=7
- Maslach, C. (2009). Comprendiendo el Burnout. Ciencia y Trabajo, 11 (32), 37-43.
- Mateus, J. y Suárez-Guerrero, C. (2017). La competencia TIC en el nuevo currículo peruano desde la perspectiva de la educación mediática. Edmetic 6(2), 129-147. Recuperado de http://hdl.handle.net/10396/15404
- Mengui, M. (2018). Teachers’ Mental Health: Protective Factors. REVISTA ConCiencia EPG, 3(1), 13-30. Recuperado de https://ri.conicet.gov.ar/handle/11336/94528
- Ministerio de Educación (2020). Aprendo en Casa. Recuperado de https://aprendoencasa.pe/#/
- Montes, W. (06 de Mayo de 2020). El rol de los maestros durante la pandemia. Archivo Covid-19 Perú. Consultado el 14 de Octubre de 2020. Recuperado de https://sisbib.unmsm.edu.pe/archivocovid19peru/test_audiovisual/testimonio_info.php?id_ta=3
- Morán, C., Vicente, F., Sánchez, A., y Montes, E. (2014) La psicología positiva: antigua o nueva concepción. Revista INFAD de Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology., 3(1), 439-450. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2014.n1.v3.522
- Nayda, E. (2018). Síndrome de Burnout y su relación con el desempeño docente en el aula de una institución educativa particular, Arequipa – 2017. Tesis de licenciatura. Universidad Nacional de San Agustín.
- Organización mundial de la salud (2020). Preguntas y respuestas sobre la enfermedad por coronavirus (COVID-19). Recuperado de https://www.who.int/es/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/advice-for-public/q-a-coronaviruses
- Pavot, W., & Diener, E. (1993). Review of the Satisfaction With Life Scale. Psychological Assessment, 5(2), 164–172. https://doi.org/10.1037/1040-3590.5.2.164
- Pereira, I. y Amacifen, A. (2018). Nivel de Síndrome de Burnout en docentes de una institución educativa de la ciudad de Iquitos, Perú-2018. Tesis de Licenciatura. Universidad Científica del Perú - UCP.
- Picón, G., Gonzáles, K. y Paredes, N. (2020). Performance y formación educativa en competencias digitales en clases no presenciales durante la pandemia covid-19. Scielo preprints. 1-22. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.778
- Quispe, M. (2020). La educación virtual: la gran oportunidad que ha dado el covid-19. Noticias Universidad Nacional Mayor de San Marcos. Recuperado de http://www.unmsm.edu.pe/noticias/ver/Educacion-virtual-la-gran-oportunidad-que-ha-dado-el-COVID-19
- Romero, K. (2019). Empatía y Síndrome de Desgaste Profesional (Burnout) en docentes de Educación Básica Regular de Lima Metropolitana. Avances en Psicología. 27 (2), 237-254. https://doi.org/10.33539/avpsicol.2019.v27n2.1801
- Salgado, C. (2018). Manual de investigación. Teoría y práctica para hacer la tesis según la metodología cuantitativa. Lima: Fondo Editorial de la Universidad Marcelino Champagnat.
- Sandín, B., Valiente, R., García-Escalera, J., & Chorot, P. (2020). Psychological impact of the COVID-19 pandemic: Negative and positive effects in Spanish people during the mandatory national quarantine. Journal of Psychopathology and Clinical Psychology, 25(1), 1-22. doi: https://doi.org/10.5944/rppc.27569
- Skaalvik, E. M., & Skaalvik, S. (2007). Dimensions of teacher self-efficacy and relations with strain factors, perceived collective teacher efficacy, and teacher burnout. Journal of Educational Psychology, 99(3), 611–625. https://doi.org/10.1037/0022-0663.99.3.611
- Seligman, M. (2014). Flourish. A Visionary New Understanding of Happiness and Well-being. Ed. OCEANO. México.
- Sylvia, M. (2019). La inteligencia emocional para la prevención y desarrollo emocional en la formación del profesorado de nivel de 3 a 5 años de educación inicial en Ecuador. Tesis doctoral. Universidad de Barcelona. http://diposit.ub.edu/dspace/bitstream/2445/144412/1/MYSL_TESIS.pdf
- Vázquez, C., Duque, A., & Hervás, G. (2013). Satisfaction with life scale in a representative sample of Spanish adults: validation and normative data. The Spanish Journal of Psychology. 16. https://doi.org/10.1017/sjp.2013.82