v. 1 n. 01 (2019): PURIQ (janeiro-junho)
Artigos

Discurso dos professores e expressões discursivas: como são reproduzidos os estereótipos de gênero?

Georgette Vargas Huanca
Universidad Antonio Ruiz de Montoya
Ítalo Jaime Quispe Pérez
Universidad Antonio Ruiz de Montoya

Publicado 2019-07-05

Palavras-chave

  • Discurso,
  • expressões discursivas,
  • gênero,
  • violência baseada no gênero,
  • hábito

Como Citar

Vargas Huanca, G., & Quispe Pérez, Ítalo J. (2019). Discurso dos professores e expressões discursivas: como são reproduzidos os estereótipos de gênero?. Puriq, 1(01), 48–56. https://doi.org/10.37073/puriq.1.01.11

Métricas alternativas

Resumo

A pesquisa sobre como os estereótipos de gênero são reproduzidos na relação professor-aluno na RBS se concentrou no discurso oral de professores e professoras, o que não explica como os estereótipos de gênero continuam a ser reproduzidos nas escolas, apesar do cuidado que os professores, conscientes deste problema, dão à sua relação hierárquica com seus alunos. O objetivo deste artigo é argumentar que se considerarmos a relação professor-aluno como um hábito, então a reprodução dos estereótipos de gênero nas escolas é evidente não apenas no discurso oral dos professores, mas também em várias expressões discursivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

  1. Bourdieu, P. (1990). Sociología y cultura. México D.F.: Grijalbo
  2. Bourdieu, P. (2000) La dominación masculina. Barcelona: Anagrama
  3. Lamas, M. (1986). La antropología feminista y la categoría “género”. Nueva Antropología, 8(30), 173-198
  4. Rubin, G. (1986). El tráfico de mujeres: Notas sobre la “economía política” del sexo. Nueva Antropología, 8(30), 95-145
  5. Barbieri de, T. (1993). Sobre la categoría género. Una introducción teórico-metodológica. Debates en sociología, (18), 145-169
  6. López, E. (2005). Propuesta para una educación no sexista: Coeducación e igualdad de sexos en el área de Educación Física. Educación física y deportes, 81. Recuperado de: http://www.efdeportes.com/efd169/la-coeducacion-eneducacion-fisica.htm
  7. Alonso, L. (2004). Pierre Bourdieu, el lenguaje y la comunicación: del análisis de los mercados lingüísticos a la denuncia de la degradación mediática. En Alonso, L.,
  8. Criadro, E. y Moreno, J. (eds.). Pierre Bourdieu, las herramientas del sociólogo. Madrid: Fundamento Alonso, L. (2000). “Pierre Bourdieu in memoriam (1930-2002). Entre la bourdieumanía y la reconstrucción de la sociología europea”. Revista Española de Investigaciones Sociológicas, 97, pp. 9-28.
  9. Van Dijk, T. (2005). Política, ideología y discurso. Quórum Académico, 2(2), 15-47 Aymerich, M y Díaz, L (1989). Estrategias del discurso del profesor. Repeticiones y reformulaciones. Cable 3, s/n, 39-44
  10. Bauman, Z. (2007). Los retos de la educación en la modernidad líquida. Barcelona: Gedisa.
  11. Berger, P. y Luckmann, T. (1995). La construcción social de la realidad. Buenos Aires: Amorrortu
  12. Bernstein, B. (2001). La estructura del discurso pedagógico. Madrid: Morata Bolaños, L. y Jiménez-Cortés, R. (2007). La formación del profesorado en género. Revista de investigación educativa, 25(1), 77- 95
  13. De Longhi, A. (2000). El discurso del profesor y del alumno: análisis didáctico en clases de ciencias. Enseñanza de las ciencias, s/n, 201-216
  14. Edwards, V. (1989). Conocimiento escolar e identidad del maestro: dos aproximaciones etnográficas. Documento de trabajo N° 6. Santiago: PIIE
  15. Flores, R. (2017). Discursos y prácticas sobre masculinidad y feminidad en la escuela: El caso del Colegio Preuniversitario Trilce Los Olivos, 2015-2016. [Tesis de grado]. Tomado de http://cybertesis.unmsm.edu.pe/handle/cybertesis/7352
  16. Guevara, Y. (2014). Percepción de violencia de género en los alumnos de la Universidad Nacional de Cajamarca sede Chota. [Tesis de grado]. Recuperado de http://repositorio.unc.edu.pe/handle/UNC/175