Discurso dos professores e expressões discursivas: como são reproduzidos os estereótipos de gênero?
Publicado 2019-07-05
Palavras-chave
- Discurso,
- expressões discursivas,
- gênero,
- violência baseada no gênero,
- hábito
Como Citar
Copyright (c) 2019 Georgette Vargas Huanca, Ítalo Jaime Quispe Pérez
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Métricas alternativas
Resumo
A pesquisa sobre como os estereótipos de gênero são reproduzidos na relação professor-aluno na RBS se concentrou no discurso oral de professores e professoras, o que não explica como os estereótipos de gênero continuam a ser reproduzidos nas escolas, apesar do cuidado que os professores, conscientes deste problema, dão à sua relação hierárquica com seus alunos. O objetivo deste artigo é argumentar que se considerarmos a relação professor-aluno como um hábito, então a reprodução dos estereótipos de gênero nas escolas é evidente não apenas no discurso oral dos professores, mas também em várias expressões discursivas.
Downloads
Referências
- Bourdieu, P. (1990). Sociología y cultura. México D.F.: Grijalbo
- Bourdieu, P. (2000) La dominación masculina. Barcelona: Anagrama
- Lamas, M. (1986). La antropología feminista y la categoría “género”. Nueva Antropología, 8(30), 173-198
- Rubin, G. (1986). El tráfico de mujeres: Notas sobre la “economía política” del sexo. Nueva Antropología, 8(30), 95-145
- Barbieri de, T. (1993). Sobre la categoría género. Una introducción teórico-metodológica. Debates en sociología, (18), 145-169
- López, E. (2005). Propuesta para una educación no sexista: Coeducación e igualdad de sexos en el área de Educación Física. Educación física y deportes, 81. Recuperado de: http://www.efdeportes.com/efd169/la-coeducacion-eneducacion-fisica.htm
- Alonso, L. (2004). Pierre Bourdieu, el lenguaje y la comunicación: del análisis de los mercados lingüísticos a la denuncia de la degradación mediática. En Alonso, L.,
- Criadro, E. y Moreno, J. (eds.). Pierre Bourdieu, las herramientas del sociólogo. Madrid: Fundamento Alonso, L. (2000). “Pierre Bourdieu in memoriam (1930-2002). Entre la bourdieumanía y la reconstrucción de la sociología europea”. Revista Española de Investigaciones Sociológicas, 97, pp. 9-28.
- Van Dijk, T. (2005). Política, ideología y discurso. Quórum Académico, 2(2), 15-47 Aymerich, M y Díaz, L (1989). Estrategias del discurso del profesor. Repeticiones y reformulaciones. Cable 3, s/n, 39-44
- Bauman, Z. (2007). Los retos de la educación en la modernidad líquida. Barcelona: Gedisa.
- Berger, P. y Luckmann, T. (1995). La construcción social de la realidad. Buenos Aires: Amorrortu
- Bernstein, B. (2001). La estructura del discurso pedagógico. Madrid: Morata Bolaños, L. y Jiménez-Cortés, R. (2007). La formación del profesorado en género. Revista de investigación educativa, 25(1), 77- 95
- De Longhi, A. (2000). El discurso del profesor y del alumno: análisis didáctico en clases de ciencias. Enseñanza de las ciencias, s/n, 201-216
- Edwards, V. (1989). Conocimiento escolar e identidad del maestro: dos aproximaciones etnográficas. Documento de trabajo N° 6. Santiago: PIIE
- Flores, R. (2017). Discursos y prácticas sobre masculinidad y feminidad en la escuela: El caso del Colegio Preuniversitario Trilce Los Olivos, 2015-2016. [Tesis de grado]. Tomado de http://cybertesis.unmsm.edu.pe/handle/cybertesis/7352
- Guevara, Y. (2014). Percepción de violencia de género en los alumnos de la Universidad Nacional de Cajamarca sede Chota. [Tesis de grado]. Recuperado de http://repositorio.unc.edu.pe/handle/UNC/175