Dramatização como recurso didático e expressão oral de inglês em alunos do ensino médio
Publicado 2021-05-05
Palavras-chave
- Dramatização,
- expressão oral,
- aprendizagem da língua inglesa
Como Citar
Copyright (c) 2021 PURIQ
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Métricas alternativas
Resumo
O objetivo da pesquisa era determinar o grau de influência da dramatização como recurso didático no nível de expressão oral em inglês. O tipo de pesquisa foi empírica com um desenho quase experimental, com a participação de 35 estudantes no primeiro ano do ensino médio no IE. "Señor de Atoccasa"-Huancavelica, dividido em dois grupos, controle (18) e experimental (17). Os instrumentos eram uma forma de observação estruturada e uma lista de verificação, aplicada em 30 sessões de aula. Os resultados indicam que os alunos do grupo experimental obtiveram melhores resultados na avaliação do nível de expressão oral da língua inglesa, mediados pela implementação rigorosa dos procedimentos de dramatização.
Downloads
Referências
- Arksey, H. y O'Malley, L. (2005). Scoping studies: towards a methodological framework. [Artículo] International Journal of Social Research Methodology, 8:1, 19-32, DOI: 10.1080/1364557032000119616
- Boggino, N. y Rosekrans, K. (2004). Investigación–Acción: Reflexión crítica sobre la práctica educativa. [Libro] Homo Sapiens Ediciones.
- Boquete, M. (2011). El uso del juego dramático en la enseñanza de lenguas: las destrezas orales. [Tesis doctoral] Repositorio de la Universidad de Alcalá. Departamento de Filología. https://ebuah.uah.es/dspace/handle/10017/16981
- Chiclote, C. (2005). Uso de actividades lúdicas para mejorar la pronunciación de los fonemas vocálicos 111 y /i: 1 en los alumnos de tercer grado de educación secundaria [Tesis de maestría] Universidad de Lambayeque.
- Cívicos, A. y Hernández, M. (2007). Algunas reflexiones y aportaciones en torno a los enfoque teóricos y prácticos de la investigación en trabajo social. [Artículo] Acciones e Investigaciones Sociales N° 23. Universidad de la Laguna. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2264596
- Desialova, L. (2009). Using different forms of Drama in EFL. Classroom. Humanising LanguageTeaching. http://www.hltmag.co.uk/aug09/sart07.htm
- English First (2016). EF Education First. EF EPI: EF English proficiency index.
- http://www.ef.edu/epi/downloads/.
- Fuegel, C. y Montoliu, M. (2000). Innovemos el aula: creatividad, grupos y dramatización. [Libro] Octaedro. 1era Edición. https://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=233236
- Gudiño, E. (2017). La Dramatización en el desarrollo de la producción oral del idioma inglés. (Tesis de Licenciatura) Universidad Central del Ecuador Facultad de Filosofía, Letras Carrera de Pedagogía de los Idiomas Nacionales y Extranjeros. http://www.dspace.uce.edu.ec/bitstream/25000/13662/1/T-UCE-0010-010-2017.pdf
- Hernández, R., Fernández, C. y Baptista, P. (2006). Metodología de la investigación. México: McGraw-Hill Interamericana.
- Instituto de Integración (2016). Informe 2016. http://www.integracion.pe/28-alumnos-colegios-publicos-estudian-mas-horas-al-dia/.
- Kovacs, G. (2013). Thesis: Applied Drama and Theatre - Drama Techniques in Teaching English for Specific Purposes. [Tesis doctoral] Sapientia Hungarian University of Transylvania. https://www.academia.edu/35988970/Applied_Drama_and_Theatre_Drama_Techniques_in_Teaching_English_for_Specific_Purposes
- Ministerio de Educación de Perú. (2016). Plan de implementación al 2021 de la política nacional de enseñanza, aprendizaje y uso de idioma inglés – Política “Inglés, puertas al mundo.” http://www.minedu.gob.pe/ingles-puertas-al-mundo/.
- Ninamango, P. (2008). Actitudes hacia el aprendizaje del idioma inglés en estudiantes de educación secundaria de Gestión Pública en el Perú. [Tesis de maestría] Repositorio de la Universidad Nacional de Educación. http://repositorio.une.edu.pe/bitstream/handle/UNE/1124/TL%20SH-Lx-ii%20I69%202014.pdf?sequence=1&isAllowed=y
- Pérez, I. (2015). La importancia del idioma inglés. [Artículo] Fundación Luis Amigo. https://www.researchgate.net/publication/281915812_La_importancia_del_idioma_ingles
- Salas, J. (2017). El uso del teatro en la clase de inglés como estrategia didáctica. En revista InterSedes. Vol.17 N.36, San José. Universidad de Costa Rica.
- http://dx.doi.org/10.15517/isucr.v17i36.27467
- Torres, A. (2017). El drama como herramienta en el aula de lengua inglesa. (Tesis de grado en Lengua Inglesa) Universidad de Sevilla. https://idus.us.es/bitstream/handle/11441/63009/TFG%20ADORACION%20TORRES%20PARISH.pdf?sequence=1
- Ucar, X. (1992). La animación socio cultural. [Libro] Universitat Autónoma de Barcelona. https://www.academia.edu/272958/La_animaci%C3%B3n_sociocultural_1992_
- UNESCO (2003). La educación en un mundo plurilingüe. [Documento de orientación] Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura. 75007 París. https://www.corteidh.or.cr/tablas/25016.pdf
- Vergara, J. y Henríquez, J. (2013). El método audio lingual en la enseñanza del inglés como lengua extranjera utilizando canciones pop rock como recurso pedagógico. [Tesis de maestría] Repositorio de la Universidad Nacional Experimental de los Llanos Occidentales “Ezequiel Zamora”. https://es.slideshare.net/elgoyovergara/trabajo-de-grado-de-jose-y-joel
- World Stats y W3Tech (2017). Idiomas en la red. https://es.statista.com/grafico/7736/la-mitad-del-contenido-de-internet-esta-en-ingles/