Direito a um parque e às crianças urbanas: falta de justiça espacial na periferia
Publicado 2022-07-11
Palavras-chave
- Parques,
- crianças,
- moradia,
- área urbana
Como Citar
Copyright (c) 2022 Amanda Melissa Casillas-Zapata, Karen Hinojosa-Hinojosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Métricas alternativas
Resumo
A dinâmica sócio-econômica e de mercado levou muitas cidades a se expandir e as pessoas a adquirir moradias na periferia, onde os custos são mais acessíveis, mas com o inconveniente de que as condições do ambiente urbano são em sua maioria deficientes, incluindo o fornecimento de áreas verdes. Para o presente estudo, foram selecionados os três assentamentos com a maior densidade de crianças (0-14 anos de idade) na Área Metropolitana de Monterrey. Foi obtida a superfície de áreas verdes em cada zona residencial, e foram determinados os metros quadrados de Espaço Público Eficaz, bem como a proximidade de habitações dentro de um raio de 400 metros. Entre as conclusões, foi estabelecido que estes assentamentos estão localizados na periferia da área urbana e que a quantidade de metros quadrados de área verde por habitante é menor do que a média metropolitana.
Downloads
Referências
- Acosta, A. y Pineda, N. (2007). Ciudad y participación infantil. Bogotá: Cinde.
- Agarwal, M. K., Sehgal, V. y Ogra, A. (2021). Creating a Child-Friendly Environment: An Interpretation of Children’s Drawings from Planned Neighborhood Parks of Lucknow City. Societies, 11(3), 80.
- Ayala-Azcárraga, C., Diaz, D. y Zambrano, L. (2019). Characteristics of urban parks and their relation to user well-being. Landscape and urban planning, 189, 27-35.
- Barraza, L. 1998. Conservación y medio ambiente para niños menores de 5 años. Especies (7) 3:19-23.
- Bazant, J. (2008). Procesos de expansión y consolidación urbana de bajos ingresos en las periferias. Revista Bitácora Urbano Territorial, 13(2), 117-132.
- Bedimo-Rung, A. L., Mowen, A. J. y Cohen, D. A. (2005). The significance of parks to physical activity and public health: a conceptual model. American journal of preventive medicine, 28(2), 159-168.
- Bedimo-Rung, A. L., Gustat, J., Tompkins, B. J., Rice, J. y Thomson, J. (2006). Development of a direct observation instrument to measure environmental characteristics of parks for physical activity. Journal of Physical Activity and Health, 3(s1), S176-S189.
- Byrne, J., Wolch, J. y Zhang, J. (2009). Planning for environmental justice in an urban national park. Journal of Environmental Planning and Management, 52(3), 365–392.
- Carrión-Mena, F. y Dammert-Guardia, M. (2019). Derecho a la ciudad: una evocación de las transformaciones urbanas en América Latina. Serie Movimientos Sociales y Territorialidades, CLACSO.
- Cavnar, M. M., Kirtland, K. A., Evans, M. H., Wilson, D. K., Williams, J. E., Mixon, G. M. y Henderson, K. A. (2004). Evaluating the Quality of Recreation Facilities: Development of an Assessment Tool. Journal of Park & Recreation Administration, 22(1).
- Chen, S., Christensen, K. M. y Li, S. (2019). A comparison of park access with park need for children: A case study in Cache County, Utah. Landscape and Urban Planning, 187, 119-128.
- De Larrea Morón, E. y Villate, A. S. (2020). Educación Infantil y los beneficios de la interacción con entornos más naturales en el marco de los Objetivos de Desarrollo Sostenible.
- Feyisa, G. L., Dons, K. y Meilby, H. (2014). Efficiency of parks in mitigating urban heat island effect: An example from Addis Ababa. Landscape and Urban Planning, 123, 87–95.
- Flowers, E. P., Timperio, A., Hesketh, K. D. y Veitch, J. (2019). Examining the features of parks that children visit during three stages of childhood. International journal of environmental research and public health, 16(9), 1658.
- Freire, H. (2011). Educar en verde: Ideas para acercar a niños y niñas a la naturaleza. Barcelona: Graó, 2011.
- García, R. (2018) ¡Nos urgen más árboles! Disponible en: https://www.elhorizonte.mx/local/falta-de-arboles-quema-a-regios/2210150
- Gehl, J. (2006). La Humanización del Espacio Urbano. La vida social entre los edificios. Barcelona: Reverté.
- Gülgönen, T. y Corona, Y. (2019). ¿Jugar en la ciudad? La percepción de niñas y niños de la Ciudad de México sobre su entorno urbano. Cadernos de Pesquisa em Educaçao, (49), 60-80.
- Heidt, V. y Neef, M. (2008). Benefits of urban green space for improving urban climate. In Ecology, planning, and management of urban forests (pp. 84-96). Springer, New York, NY.
- INEGI (2020). Censo de Población y Vivienda 2020. Base de datos.
- INEGI (2022). Marco Geoestadístico. (Disponible en: https://www.inegi.org.mx/temas/mg/, Consultado el 5 de mayo de 2022).
- Jiménez-Pérez, J., Cuéllar G. y Treviño, E. (2013). Áreas Verdes del Municipio de Monterrey. Disponible en: http://portal.monterrey.gob.mx/transparencia/areaverdesmty.pdf
- Lefebvre, H. (1968). Le droit à la ville (Société et urbanisme). Anthropos, Paris.
- Libertun De Duren, N. (2017). ¿Por qué allí? Los motivos por los que promotores privados de vivienda social construyen en las periferias de las ciudades de América Latina (No. IDB-WP-857). IDB Working Paper Series.
- McConnachie, M. M. y Shackleton, C. M. (2010). Public green space inequality in small towns in South Africa. Habitat International, 34(2), 244–248.
- Molina-García, J., Menescardi, C., Estevan, I. y Queralt, A. (2022). Associations between Park and Playground Availability and Proximity and Children’s Physical Activity and Body Mass Index: The BEACH Study. International Journal of Environmental Research and Public Health, 19(1), 250.
- Morell, I. A., Carrillo, J. A., González, A. A., Vilaseca, S. C., Pomés, A. C., Ventura, M. C.& Gimbert, P. V. (2019). Impulsar la participación infantil: los consejos de infancia y adolescencia (Vol. 51). Graó.
- Murcia, J. A. M. y García, P. L. R. (1996). El aprendizaje por el juego motriz en la etapa infantil. Murcia, JAM y García, PLR, Aprendizaje deportivo, 70-103.
- Naciones Unidas (29 de agosto de 2018). ¿Sabes cuáles son los 17 objetivos de desarrollo sostenible? https://www.un.org/sustainabledevelopment/es/2018/08/sabes-cuales-son-los-17-objetivos-de-desarrollo-sostenible/
- Natural England (2010). Nature nearby: accessible natural greenspace guidance. Natural England: Peterborough.
- Novella Cámara, A. M. (2008). Formas de participación infantil: la concreción de un derecho. Educación social: revista de intervención socioeducativa.
- Núñez, J. M. (2021). Análisis espacial de las áreas verdes urbanas de la Ciudad de México. Economía, sociedad y territorio, 21(67), 803-833.
- Padial-Ruz, R., Puga-González, M., Céspedes-Jiménez, Á. y Cabello-Manrique, D. (2021). Determining Factors in the Use of Urban Parks That Influence the Practice of Physical Activity in Children: A Systematic Review. International Journal of Environmental Research and Public Health, 18(7), 3648.
- Pechansky, R. y Thomas, W. (1981). The concept of access. Medical Care, 19(2), 127–140.
- Poelman, H. (2018). a walk to the park? assessing access to green areas in europe’s cities update using completed Copernicus urban atlas data (No. 01). Working Paper.
- SEDATU (2022). Espacios públicos en los asentamientos humanos. (2020). Diario Oficial de la Federación. Secretaría de Gobernación. (Disponible en: https://www.dof.gob.mx/notadetalle.php?codigo=5608336&fecha=21/12/2020 Consultado el 10 de enero de 2022).
- Rader, N. E., Byrd, S. H., Fountain, B. J., Bounds, C. W., Gray, V. y Frugé, A. D. (2015). We never see children in parks: A qualitative examination of the role of safety concerns on physical activity among children. Journal of physical activity and health, 12(7), 1010-1016.
- Rigolon, A. (2016). A complex landscape of inequity in access to urban parks: A literature review. Landscape and Urban Planning. Volume 153, Pages 160-169.
- Rigolon, A. (2017). Parks and young people: An environmental justice study of park proximity, acreage, and quality in Denver, Colorado. Landscape and Urban Planning, 165, 73-83.
- Rigolon, A., Browning, M. y Jennings, V. (2018). Inequities in the quality of urban park systems: An environmental justice investigation of cities in the United States. Landscape and Urban Planning, 178, 156-169.
- Rigolon, A. y Flohr, T. L. (2014). Access to parks for youth as an environmental justice issue: access inequalities and possible solutions. Buildings, 4(2), 69-94.
- Roemmich, J. N., Epstein, L. H., Raja, S., Yin, L., Robinson, J. y Winiewicz, D. (2006). Association of access to parks and recreational facilities with the physical activity of young children. Preventive Medicine, 43(6), 437–441.
- Saelens, B. E., Frank, L. D., Auffrey, C., Whitaker, R. C., Burdette, H. L. y Colabianchi, N. (2006). Measuring physical environments of parks and playgrounds: EAPRS instrument development and inter-rater reliability. Journal of Physical Activity and Health, 3(s1), S190-S207.
- Soja, E. (2010). Seeking Spatial Justice. University of Minnesota Press.
- Strife, S. y Downey, L. (2009). Childhood development and access to nature: A new direction for environmental inequality research. Organization & environment, 22(1), 99-122.
- Schüle, S. A., Gabriel, K. M. y Bolte, G. (2017). Relationship between neighbourhood socioeconomic position and neighbourhood public green space availability: An environmental inequality analysis in a large German city applying generalized linear models. International journal of hygiene and environmental health, 220(4), 711-718.
- Tonucci, F. (2007). La ciudad de los niños ¿Por qué necesitamos de los niños para salvar de las ciudades?
- Vella-Brodrick, D. A. y Gilowska, K. (2022). Effects of Nature (Greenspace) on Cognitive Functioning in School Children and Adolescents: a Systematic Review. Educational Psychology Review, 1-38.
- Wolch, J. R., Byrne, J. y Newell, J. P. (2014). Urban green space, public health, and environmental justice: The challenge of making cities ‘just green enough.’ Landscape and Urban Planning, 125, 234–244. https://doi.org/10.1016/j.landurbplan.2014.01.017
- World Health Organization. (2016). Urban green spaces and health (No. WHO/EURO: 2016-3352-43111-60341). World Health Organization. Regional Office for Europe.
- Xing, Y., Brimblecombe, P., Wang, S. y Zhang, H. (2019). Tree distribution, morphology and modeled air pollution in urban parks of Hong Kong. Journal of Environmental Management, 248, 109304.
- Ziccardi, A. (2019). Las nuevas políticas urbanas y el derecho a la ciudad (pág. 61.-94). en Carrión Mena, F. y Dammert-Guardia, M. (2019). Derecho a la ciudad: una evocación de las transformaciones urbanas en América Latina. Serie Movimientos Sociales y Territorialidades, CLACSO.