Análise axiológica da construção e validação de um instrumento documental edumétrico
Publicado 2020-04-09
Palavras-chave
- Axiologia,
- instrumento,
- validação,
- edumetria
Como Citar
Copyright (c) 2020 Nelson Paucca Gonzales, Rusbel Jhon Rafayle Cuadra , Judy Andrea Andrade Torre
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Métricas alternativas
Resumo
A pesquisa educacional tem certos preconceitos com relação à construção de um instrumento documental do tipo edumétrico e sua validação. Isto se deve à falta de consciência axiológica por parte de alguns pesquisadores, estudantes de tese, consultores e juízes especialistas que têm a obrigação de validar o instrumento formulado através dos itens. Com base no acima exposto, é formulado o seguinte objetivo: elucidar a falta de prática ética e moral das pessoas envolvidas no processo de construção e validação de um instrumento edumétrico. A análise do artigo científico corresponde ao método analítico-hermenêutico para a abordagem qualitativa e ao método de estudos instrumentais para a abordagem quantitativa. O método hermenêutico tem permitido uma análise rigorosa do papel desempenhado pelas pessoas mencionadas acima. Além disso, as diferenças foram estabelecidas de forma categórica entre a construção de um instrumento do tipo psicométrico e do tipo edumétrico, este último é construído na ausência do contexto da pesquisa a ser desenvolvida e sua validade obedece às teorias formuladas de acordo com as variáveis e dimensões. Finalmente, conclui-se que as pessoas envolvidas na construção edumétrica carecem de praxis axiológica.
Downloads
Referências
- Arribas, M. (2004). Diseño y validación de cuestionarios. Recuperado de: http://www.enferpro.com/documentos/validacion_cuestionarios.pdf.
- Bisquerra, R. (2019). Metodología de la investigación educativa (6a edición). Madrid: Muralla.
- Bojórquez, J., López, L. y Hernández, M. (2013). Utilización del alfa de Cronbach para validar la confiabilidad de un instrumento de medición de satisfacción del estudiante en el uso del software Minitab. Recuperado de: http://laccei.org/LACCEI2013-Cancun/RefereedPapers/RP065.pdf.
- Celina, H. y Campo, A. (2005). Aproximación al uso del coeficiente alfa de Cronbach. Recuperado de http://www.scielo.org.co/pdf/rcp/v34n4/v34n4a09.pdf.
- Ferrater, J. (2001). Diccionario de filosofía. (Tomos I, II, III y IV). Barcelona: Arial.
- Gamarra, G., Berrospi, J., Pajuelo, O y Cuevas, R. (2008). Estadística e investigación. Lima: San Marcos.
- Gutiérrez, V. (2019). Técnica de exposición-discusión y formación científica en estudiantes de pregrado. Recuperado de http://revistas.unheval.edu.pe/index.php/riv/article/view/345/323
- Hernández, R. (2014). Metodología de la investigación (6a edición). México: Mc. Graw Hill.
- Lucas, A y Miraval, C. (2019). Perspectiva epistemológica de las matemáticas como fundamento de las ciencias. Recuperado de http://revistas.unheval.edu.pe/index.php/riv/article/view/170/175
- Martínez, C. (2012). Estadística y muestreo. (10a edición). Bogotá: Ecoe.
- Mias, C. (2018). Metodología de investigación estadística aplicada e instrumentos en neuropsicología. Argentina: Encuentro.
- Montero, I. y León, O. (2002). Clasificación y descripción de las metodologías de investigación en Psicología. Recuperado de: http://www.aepc.es/ijchp/articulos_pdf/ijchp-53.pdf.
- Mousalli, G. (2016). Métodos y diseños de investigación cuantitativa. Recuperado de https://www.researchgate.net/publication/303895876_Metodos_y_Disenos_de_Investigacion_Cuantitativa.
- Ñaupas, H., Valdivia, M., Palacios, J. y Romero, H. (2018). Metodología de la investigación cuantitativa – cualitativa y redacción de tesis. (5ta edición). Bogotá: U.
- Polo, M. (2001). Ética modo de vida, comunidad y ecología. Lima: Mantaro.
- Sánchez, H. y Reyes, C. (2015). Metodología y diseños en la investigación científica. (5a edición). Lima: Business Support Aneth.
- Verd, J. y Lozares, C. (2016). Introducción a la investigación cualitativa fases, métodos y técnicas. España: Sintesis.