v. 4 (2022): Janeiro-Dezembro: publicação contínua
Artigo original

Cultura organizacional e satisfação profissional entre os professores Espinar

Vidnay Noel Valero-Ancco
Universidad Nacional del Altiplano
Biografia
Gloria Elizabeth Vilca-Mamani
Universidad Nacional del Altiplano
Biografia
Marina Yanet Coapaza-Mamani
Universidad Nacional del Altiplano
Biografia

Publicado 2022-01-02

Palavras-chave

  • Compromisso organizacional,
  • cultura corporativa,
  • cultura organizacional,
  • psicologia organizacional

Como Citar

Valero-Ancco, V. N., Vilca-Mamani, G. E., & Coapaza-Mamani, M. Y. (2022). Cultura organizacional e satisfação profissional entre os professores Espinar. Puriq, 4, e190. https://doi.org/10.37073/puriq.4.1.190

Métricas alternativas

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi determinar a relação entre a cultura organizacional e a satisfação no trabalho entre os professores de Espinar, no departamento de Cusco. A pesquisa foi realizada sob uma abordagem quantitativa, com um desenho correlacional. A população foi composta por dezenove professores da escola secundária Túpac Amaru, na província de Espinar, aos quais foi aplicada a técnica de pesquisa participante síncrona por meio de um questionário que permitiu a medição das variáveis. Os resultados mostraram altos níveis de cultura organizacional e satisfação no trabalho entre os professores como resultado do trabalho colaborativo realizado na instituição, bem como o reconhecimento dos pais e dos alunos em relação a seus professores, chegando à conclusão de que existe uma relação estreita e um alto grau de dependência entre a cultura organizacional e a satisfação no trabalho entre os professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

  1. Andrade, E., Holanda, M., Soares, E., y Lobato, A. (2020). Autoeficácia, satisfação no trabalho, aspectos sociodemográficos e condições de trabalho de docentes-alunos do Parfor. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 101(258), 337-358. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.101i258.4263
  2. Barrios, Y., Alcala, M., Carrillo, M., y Vargas, L. (2020). Clima organizacional de los procesos de participación comunitaria de una institución educativa. Caso studio / Organizational climate of the community participation processes of an educational institution. Case Study. Utopía y Praxis Latinoamericana, 25(0), 138-163. https://doi.org/10.5281/zenodo.4278340
  3. Carrillo, A. (2016). Medición de la Cultura Organizacional. Ciencias Administrativas, 8, 61-76. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=511653788007
  4. Carro, J., Sarmiento, S., y Rosano, G. (2017). La cultura organizacional y su influencia en la sustentabilidad empresarial. La importancia de la cultura en la sustentabilidad empresarial. Estudios Gerenciales, 33(145), 352-365. https://doi.org/10.1016/j.estger.2017.11.006
  5. Chiang, M., y Candia, F. (2021). Las creencias afectan al compromiso organizacional y la satisfacción laboral. Un modelo de ecuaciones estructurales. Revista Científica de la UCSA, 8(1), 14-25. https://doi.org/10.18004/ucsa/24098752/2021.008.01.014
  6. Chiang, M., y Ojeda, J. (2013). Estudio de la relación entre satisfacción laboral y el desempeño de los trabajadores de las ferias libres. Contaduría y Administración, 58(2), 39-60. https://doi.org/10.1016/S0186-1042(13)71209-9
  7. Chiavenato, I. (2010). Innovaciones de la administración: tendencias y estrategias los nuevos paradigmas (5ta ed.). Mc Graw-Hill.
  8. Fonseca, J., y Cruz, C. (2019). Relación del Bienestar Subjetivo de los trabajadores con su Compromiso hacia la organización. CES Psicología, 12(2), 126-140. https://doi.org/10.21615/cesp.12.2.9
  9. Gálvez, P., Grimaldi, M., Sanchez, A., Fernández, J., y García, J. (2017). Cultura organizacional y satisfacción laboral: Propiedades psicométricas de una escala en centros de fitness. Revista de Psicología del Deporte, 26(4), 104-109. https://www.proquest.com/scholarly-journals/cultura-organizacional-y-satisfacción-laboral/docview/2258185225/se-2?accountid=201395
  10. Garavito, E., Valero, V., y Condori, W. (2021). Inteligecia emcional y liderazgo: La clave de la dirección educativa. (E. A. Española (ed.)). https://www.worldcat.org/title/inteligencia-emocional-y-liderazgo-la-clave-de-la-direccion-educativa/ oclc/1245388495
  11. Gil, J. (2017). Características personales y de los centros educativos en la explicación de la satisfacción laboral del profesorado. Revista de Psicodidáctica, 22(1), 16-22. https://doi.org/10.1016/S1136-1034(17)30039-4
  12. Guillen, O., y Sánchez, J. (2016). Guía de SPSS 21 para el desarrollo de trabajos de investigación. (1ra ed.). Ando Educando.
  13. Hernández, R., Fernández, M., y Baptista, P. (2015). Metodología de la investigación (6th ed.). Mc Graw-Hill.
  14. López, A., Ojeda, J., y Ríos, M. (2017). The corporate social responsibility from the perception of human capital. A case study. Revista de Contabilidad-Spanish Accounting Review, 20(1), 36-46. https://doi.org/10.1016/j.rcsar.2016.01.001
  15. Matuoka, F., Artes, R., Giovanetti, S., Hashimoto, M., y Aurelio, M. (2010). A sobrevivência de empresas nascentes no estado de São Paulo: um estudo sobre capital humano, capital social e práticas gerenciais. Revista de Administração, 45(4), 343-355. https://doi.org/10.1016/s0080-2107(16)30466-6
  16. Naranjo, M., Castro, Z., y Armenta, E. (2017). Cultura Organizacional Del Instituto Tecnológico De Los Mochis. Ra Ximhai, 13(3). http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=46154070019
  17. Noboa, J., Barrera, G., y Rojas, D. (2019). Relación del clima organizacional con la satisfacción laboral en una empresa del sector de la construcción. Revista Científica ECOCIENCIA, 6(1), 1-25. https://www.proquest.com/scholarly-journals/relación-del-clima-organizacional-con-la/docview/2229188196/se-2?accountid=201395
  18. Orgambídez, A., Pérez, P., y Borrego, Y. (2015). Estrés de rol y satisfacción laboral: examinando el papel mediador del engagement en el trabajo. Revista de Psicología del Trabajo y de las Organizaciones, 31(2), 69-77. https://doi.org/10.1016/j.rpto.2015.04.001
  19. Ossa, C., Castro, F., Castañeda, M., y Castro, J. (2014). Cultura y liderazgo escolar: factores claves para el desarrollo de la inclusión educativa. Actualidades Investigativas en Educación, 14(3), 1-23. http://revista.inie.ucr.ac.cr/index.php/aie/article/view/636/657
  20. Paz, J., Huamán, S., y Tarrillo, J. (2020). Endomarketing, compromiso organizacional y satisfacción laboral en colaboradores de una asociación educativa. Apuntes Universitarios, 10(4), 108-125. https://doi.org/10.17162/au.v10i4.495
  21. Pedraja, L., Marchioni, I., Espinoza, C., y Muñoz, C. (2020). Liderazgo y cultura organizacional como factores de influencia en la calidad universitaria: un análisis conceptual Leadership and organizational culture as influencing factors in the quality of higher education : conceptual analysis. Formación Universitaria, 13(5), 3-14. https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-50062020000500003
  22. Pedraza, N. (2020). El clima y la satisfacción laboral del capital humano: factores diferenciados en organizaciones públicas y privadas. Innovar, 30(76), 9-24. https://doi.org/10.15446/innovar.v30n76.85191
  23. Ponce, H. (2020). Conceptos básicos de estadísticas inferenciales aplicadas a la investigación educativa. Universidad Autonoma de Ciudad de Juarez. https://elibros.uacj.mx/omp/index.php/publicaciones/catalog/book/163
  24. Pujol, L., y Foutel, M. (2018). Cultura, identidad e imagen organizacional: desarrollo de una metodología para su estudio en la Universidad. Revista Iberoamericana de Educación Superior, 9(26),64-86. https://doi.org/10.22201/iisue.20072872e.2018.26.297
  25. Quispe, R., y Paucar, S. (2020). Satisfacción laboral y compromiso organizacional de docentes en una universidad pública de Perú. Apuntes Universitarios, 10(2), 64-83. https://doi.org/10.17162/au.v10i2.442
  26. Salas, L., García, M., y Murillo, G. (2017). Efecto de la cultura organizacional en el rendimiento de las PYMES de Cali. Suma de Negocios, 8(18), 88-95. https://doi.org/10.1016/j.sumneg.2017.11.006
  27. Serrano, V., Ortega, P., Reyes, I., y Riveros, A. (2015). Traducción y Adaptación al Español del Cuestionario de Satisfacción Laboral para Profesores. Acta de Investigación Psicológica, 5(3), 2112-2123. https://doi.org/10.1016/S2007-4719(16)300047
  28. Tinoco, O., Quispe, C., y Beltrán, V. (2014). Cultura organizacional y satisfacción laboral en la facultad de Ingeniería Industrial en el marco de la acreditación universitaria. Industrial Data, 17(2), 56. https://doi.org/10.15381/idata.v17i2.12048
  29. Tomás, J. M., De los Santos, S., y Fernández, I. (2019). Satisfacción Laboral en el Docente Dominicano: Antecedentes Laborales. Revista Colombiana de Psicología, 28(2), 63-76. https://doi.org/10.15446/rcp.v28n2.71675
  30. Trijullo, P., Ortiz, M., Carrasco, M., Herrera, G., y Martínez, C. (2020). Satisfacción laboral y desempeño académico universitario. Inter Cambios, 7(66-78), 9. https://doi.org/10.2916/inter.7.2.8
  31. Turpo, J., y Jaimes, D. (2017). Estudio de los vínculos entre cultura organizacional y calidad de los servicios educativos en la imagen institucional de una universidad privada confesional. Apuntes Universitarios, 7(1). https://doi.org/10.17162/au.v7i1.203
  32. Valero, V., Huaman, L., y Garavito, E. (2021). Autoestima e identidad profesional de las profesoras de educación inicial. Investigación Valdizana, 15(1), 24-30. https://doi.org/10.33554/riv.15.1.808
  33. Yopan, J., Palmero, N., y Santos, J. (2020). Cultura Organizacional anthropological perspectives. 11(20), 263-281. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=588663787016