Epistemologias e formação humanística. Conceitos preliminares para o seu ensino na Universidade de Nariño, Colômbia
Publicado 2022-10-20
Palavras-chave
- Epistemologia,
- filosofia,
- pensamento crítico,
- ciências sociais e humanas
Como Citar
Copyright (c) 2022 Yesid Niño-Arteaga, Claudia Afanador-Hernández
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Métricas alternativas
Resumo
Neste artigo de reflexão, buscamos investigar algumas características da epistemologia em relação à educação humanística. Através disso a pesquisa bibliográfica e do questionamento que o ensaio possibilita, alguns itens são descritos como a aparente singularidade do pensamento epistémico, em seguida são descritas propriedades desde o filosófico acerca de um sujeito epistêmico e dos problemas que ele enfrenta a evolução da questão do conhecimento no século XXI. No próximo item é apresentada uma exploração sobre o monismo, dualismo e pluralismo epistemológicos. O artigo conclui que pode ser problemático afirmar uma única perspectiva de conhecimento em vez de sua abertura e multiplicidade como uma abertura ao sentido da ética e da interculturalidade é importante tanto para ele estudo como para seu ensino.
Downloads
Referências
- Albó, X. (2009). Suma Qamaña = El Buen Convivir. Revista Obets, 25–40.
- Aristóteles. (2015). Metafísica. Austral.
- Bataille, G. (2007). La parte maldita y apuntes inéditos. Las Cuarenta.
- Dussel, E. (2020). Filosofías del sur. Katz.
- Fernández-Bujarrabal, P. (2014). El relativismo epistemológico y la garantía del conocimiento científico. Una justificación empirista y neopragmatista después de Quine y Rorty. (Tesis doctoral). Universidad Complutense de Madrid.
- Feyerabend, P. (2018). Adiós a la razón. Tecnos.
- Flores Gutiérrez, M., Quispe Arroyo, A. y Gutiérrez Gómez, E. (2021). Problemas Gnoseológicos en el pensamiento andino. Una indagación etnográfica y hermenéutica. Apuntes Universitarios, 11(3), 96–113. https://doi.org/10.17162/au.v11i3.696.
- Gabriel, M. (2019). El sentido del pensamiento. Pasado y Presente.
- Gabriel, M. (2016). Yo no soy mi cerebro. Filosofía de la mente para el siglo XXI. Pasado y presente.
- Gabriel, M. (2015). Por qué el mundo no existe. Pasado y Presente.
- Gabriel, M. (2010). Finitud y yo absoluto: La crítica de Heidegger a Fichte. Topicos, (19). https://doi.org/10.14409/topicos.v0i19.7521.
- García, R. (2006). Epistemología y teoría del conocimiento. Salud Colectiva, 2(2), 113. https://doi.org/10.18294/sc.2006.60.
- Harman, G. (2016). El objeto cuádruple. Una metafísica de las cosas después de Heidegger. Anthropos.
- Heidegger, M. (2011). Posiciones metafísicas fundamentales del pensamiento occidental. Herder.
- Jaramillo, L. 2003. ¿Qué es epistemología? Cinta moebio, 18 (0), https://www.redalyc.org/pdf/101/10101802.pdf.
- Kenny, A. (2018). Breve historia de la filosofía occidental. Paidós.
- Korol, C. (2019). Feminismos territoriales: hacia una pedagogía feminista. Quimantú.
- Lecourt, D. (1987). Para una crítica de la epistemología. Siglo XXI.
- Leff, E. (2020). El conflicto de la vida. Siglo XXI.
- Marí, E. (1991). Elementos de epistemología comparada. Punto Sur.
- Marion, J. (2012). Cuestiones cartesianas. Prometeo.
- Martínez, A. & Ríos, F. (2006). Los conceptos de Conocimiento, Epistemología y Paradigma como base diferencial en la orientación metodológica del Trabajo de Grado. Cinta de Moebio. 25.
- Meillassoux, Q. (2018). Después de la finitud. Ensayo sobre la necesidad de la contingencia. Caja Negra.
- Mora, R. (2022). El rechazo de Bunge a Hegel, Husserl y Heidegger y su relación con el negacionismo. Revista Filosofía UIS, 21(1), 83–101. https://doi.org/10.18273/revfil.v21n1-2022005.
- Nancy, J. (2015). Un pensamiento finito. Anthropos.
- Niño Y. (2020). Aportes de la filosofía al pensamiento crítico. ¿La educación como liberación? Una respuesta a partir de Nietzsche, Freire y Zuleta. Hallazgos, 17(34), 185-208. https://doi.org/10.15332/2422409x.4884.
- Rojas, J. (2019). Giro epistemológico, giro ético. Más allá del racionalismo de Descartes y del pragmatismo de Richard Rorty. Revista de Psicología GEPU, 10 (2), 224-239. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8121125.
- Santos, B. (2020). La cruel pedagogía del virus. CLACSO.
- Santos, B. (2019). El fin del imperio cognitivo. Trotta.
- Soto, G. (2007). Filosofía medieval. UPN.
- Tintaya, P. (2014). Sentido de convivencia y construcción de saberes válidos. Revista de Investigacion Psicologica, (12), 31-57. http://www.scielo.org.bo/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2223-30322014000200003&lng=es&tlng=es.
- Viveiros de Castro, E. (2010). Metafísicas caníbales. Katz.
- Zóller, G. (2018). Filosofía sistemática de la libertad Kant y Fichte en comparación crítica. Tópicos (México), (55), 251 -274. https://doi.org/10.21555/top.v0i55.896.