v. 3 n. 1 (2021): PURIQ (janeiro-abril)
Artigos

Avaliação do processo de implementação da plataforma de sala de aula na UNAH 2020

César Teófilo Zambrano Arce
Universidad Nacional Autónoma de Huanta
Biografia
Ketty Marilú Moscoso Paucarchuco
Universidad Nacional Autónoma de Huanta
Biografia
Mary Amelia Cárdenas Bustamante
Universidad Nacional Autónoma de Huanta
Biografia
Rosa Cecilia González Ríos
Universidad Nacional Autónoma de Huanta
Biografia
Oseas Arístides Obregón Villantoy
Universidad Nacional Autónoma de Huanta
Biografia

Publicado 2021-01-04

Palavras-chave

  • Avaliação,
  • processos de implementação,
  • plataforma de sala de aula,
  • educação virtual

Como Citar

Zambrano Arce, C. T., Moscoso Paucarchuco, K. M., Cárdenas Bustamante, M. A., González Ríos, R. C., & Obregón Villantoy, O. A. (2021). Avaliação do processo de implementação da plataforma de sala de aula na UNAH 2020. Puriq, 3(1), 112–125. https://doi.org/10.37073/puriq.3.1.161

Métricas alternativas

Resumo

Este estudo se baseia no processo de avaliação da política pública universitária de educação à distância e, especificamente, na implementação da plataforma Classroom, em suas dimensões didáticas e operacionais, na Universidade Nacional Autônoma de Huanta (UNAH), período 2020, no contexto do isolamento físico e social, permitindo uma análise precisa para a tomada de decisões a este respeito. Para medir este impacto, foi utilizado o método científico não experimental e descritivo, bem como a técnica de pesquisa, cujo instrumento é o questionário, que foi aplicado à população do pessoal docente regular da instituição. As estruturas conceituais são enriquecidas, apresentando reflexões baseadas em uma revisão bibliográfica detalhada que analisa indicadores de conteúdo, atividades, interatividade, recursos, administração e estética do ambiente virtual. A análise das dimensões mostra que uma média de 90% dos professores concluíram satisfatoriamente o processo de implementação da plataforma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

  1. Acosta, N. K. M., Cortes, R. M. P., & Maldonado, J. A. S. (2017). Ambientes Educativos a Distancia para la Mejora de la Enseñanza: Uso de Classroom. Revista Electrónica Sobre Cuerpos Académicos y Grupos de Investigación, 4(0), 1–13.
  2. Alves, F. B., & Lima, D. A. (2018). Uso de la clasificación para el análisis y la minería de datos en la herramienta de enseñanza-aprendizaje Google Classroom. Nuevas
  3. Basso-Aránguiz, M., Bravo-Molina, M., Castro-Riquelme, A., & Moraga-Contreras, C. (2018). Propuesta De Modelo Tecnológico Para Flipped Classroom. Revista Electrónica Educare, 22(2), 1–17. https://doi.org/10.15359/ree.22-2.2
  4. Cabero Almenara, J. C., & Lopéz Meneses, E. L. & Jaen Martínez Alicia (2016). Los portafolios educativos virtuales en las aulas universitarias. Instrumentos didácticos para la innovación docente y la calidad de los procesos de enseñanza y. 5374, 43–70.
  5. Fernández, J. M., Carrasco, C. J. G., & Pedro Miralles Martínez. (2017). Evaluación del diseño e implementación de la metodología Flipped-classroom en la formación del profesorado de Ciencias Sociales. Revista de Educación a Distancia, 0(0), 1–26.
  6. Páez H. & E. Arriaza. (2005). Uso de una plataforma virtual de aprendizaje en educación superior. Caso nicenet.org. Paradigma, 26.
  7. Innedu (2020). https://www.innedu.es/bootcamps/google-classroom-que-es-y-para-que-sirve/ Consultado el 04 de octubre 2020.
  8. Maenza, R. R. (2006). Indicadores de evaluación para plataformas virtuales empleadas en educación. August. https://doi.org/10.13140/RG.2.1.3545.8804
  9. Moya Fuentes, M., Bia Platas, A., Carrasco Andrino, M., Jiménez Pascual, M., Ramón Martín, A., & Soler García, C. (2017). 3779_Memoria Red en metodologías docentes con TICS 2016/2017: implementación de la plataforma virtual Google Classroom. Memorias Del Programa de Redes-I 3 CE De Calidad , Innovación e Investigación En Docencia Universitaria . Convocatoria 2016-17, 2564–2574.
  10. Rodríguez Zamora, R., & Espinoza Núñez, L. A. (2017). Trabajo colaborativo y estrategias de aprendizaje en entornos virtuales en jóvenes universitarios. RIDE Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, 7(14), 103. https://doi.org/10.23913/ride.v7i14.274
  11. Samper, M. D., Garcia-Garcia, D., Ferri, J. M., Carbonell-Verdu, A., & López Martínez, J. (2017). Implementación de la plataforma GOOGLE CLASSROOM en la asignatura “Tratamiento de Residuos” para la realización de experiencia de clase inversa. July. https://doi.org/10.4995/inred2017.2017.6818
  12. Sánchez, A. B., & Salvador, C. C. (2010). Los entornos virtuales como espacios de enseñanza y aprendizaje. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 15(0), 163–184.
  13. Tarango, J., Machin-mastromatteo, J. D., & D, M. J. (2007). Aprendizaje de Google classroom y evaluación según diseño y aprendizaje de Google classroom y chamilo design and learning evaluation of google classroom and chamilo. 10(19), 91–104.