Liderança gerencial na educação básica na região da América Latina
Publicado 2022-06-14
Palavras-chave
- Liderança,
- administração,
- educação básica
Como Citar
Copyright (c) 2022 Mauro Antonio Rosales Eguía, Omar Bullón Solís, Fiorella Rocío Valero Palomino
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Métricas alternativas
Resumo
O fenômeno da globalização e a pandemia da COVID 19 provocaram mudanças substanciais nas instituições de educação básica na América Latina, exigindo que os gestores se tornassem gestores estratégicos do progresso no campo da educação. O objetivo desta pesquisa foi investigar a liderança gerencial na educação básica na região da América Latina e identificar as tendências atuais pós-pandêmicas. O método interpretativo-reflexivo foi utilizado para analisar as fontes bibliográficas. Os resultados mostraram que as principais tendências temáticas abordadas na pesquisa foram a liderança principal, as boas práticas de gestão, a gestão educacional e a mudança educacional. Foi constatado que a liderança do diretor é decisiva nas instituições educacionais, e também foi determinado que a gestão educacional precisa ser adaptada ao ambiente em mudança, que está principalmente ligado ao desenvolvimento tecnológico. Estes resultados mostram que é necessário promover a liderança gerencial nas instituições educacionais a fim de alcançar qualidade e adequação na educação básica na região da América Latina.
Downloads
Referências
- Antonopoulou, H., Halkiopoulos, C., Barlou, O., y Beligiannis, G. N. (2021). Transformational leadership and digital skills in higher education institutes: During the covid-19 pandemic. [Liderazgo transformacional y competencias digitales en institutos de educación superior: durante la pandemia de covid-19]. Emerging Science Journal, 5(1), 1–15. https://doi.org/10.28991/esj-2021-01252
- Aparicio, C., Sepúlveda, F., Valverde, X., Cárdenas, V., Contreras, G., y Valenzuela, M. (2020). Liderazgo directivo y cambio educativo: Análisis de una experiencia de colaboración Universidad-Escuela. Páginas de Educación, 13(1), 19–41. https://doi.org/10.22235/pe.v13i1.1915
- Arias-Oliva, M., Torres-Coronas, T., y Yáñez-Luna, J. C. (2014). El desarrollo de competencias digitales en la educación superior. Ilu, 19, 355–366. https://doi.org/10.5209/rev_HICS.2014.v19.44963
- Cáceres-Mesa, M. L., Pérez-Maya, C. J., y García-Cáceres, M. S. (2017). La influencia del liderazgo pedagógico en las prácticas educativas. Revista Conrado, 13(60), 261–269. https://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado/article/view/606/637
- Capurro-Pulido, V., y Olivera-Carhuaz, E. (2019). Artículo de Revisión Gerencia educativa: Una visión empresarial de la educación básica. 6, 52–62.
- Cardarelli, R. N., y Lion, C. (2020). Liderazgos que innovan con TIC y transforman la escuela. Revista de La Escuela de Ciencias de La Educación, 1(15), 111–119. https://doi.org/10.35305/rece.v1i15.487
- Castro A., Flores, F. E., Cornejo, C. A., y Castro, M. A. (2019). Competencias de liderazgo que movilizan docentes en puestos directivos escolares de establecimientos educativos particulares subvencionados de la V Región de Chile. Revista Educación, 43(2), 26. https://doi.org/10.15517/revedu.v43i2.31834
- Echerri-Garcés, D., Santoyo-Telles, F., Rangel-Romero, M. Á., y Saldaña-Orozco, C. (2019). Efecto modulador del liderazgo transformacional en el estrés laboral y la efectividad escolar percibida por trabajadores de educación básica de Ciudad Guzmán, Jalisco. RIDE Revista Iberoamericana Para La Investigación y El Desarrollo Educativo, 9(18), 845–867. https://doi.org/10.23913/ride.v9i18.477
- Espinosa-Beltrán, P. L., Prieto-Galindo, W. A., y Gómez, N. (2020). Aseguramiento de la calidad educativa en el contexto de un estado social de derecho. Revista Conrado, 2507(February), 1–9.
- Galdames, S., y Gonzalez, A. (2019). Directores fantásticos y dónde encontrarlos: lecciones sobre la promoción interna de directivos elegidos por Alta Dirección Pública en Chile. Calidad En La Educación, 51, 131. https://doi.org/10.31619/caledu.n51.673
- Hernández, M. E., Rincón-Gallardo, S., Kenigs, O. A. A., y Bravo, C. P. V. (2020). Acompañamiento a redes de lideres escolares para su transformación en comunidades profesionales de aprendizaje. Perfiles Educativos, 42(169), 52–69. https://doi.org/10.22201/iisue.24486167e.2020.169.59363
- Margevica-Grinberga, I., y Šmitina, A. (2021). Self-assessment of the digital skills of career education specialists during the provision of remote services. [Autoevaluación de las competencias digitales de los especialistas en educación durante la prestación de servicios a distancia]. World Journal on Educational Technology: Current Issues, 13(4), 1061–1072. https://doi.org/10.18844/wjet.v13i4.6296
- Miras-Teruel, J., y Longás-Mayayo, J. (2020). Liderazgo pedagógico y liderazgo ético: perspectivas complementarias de la nueva dirección escolar. Revista de Estudios y Experiencias En Educación, 19(41), 287–305. https://doi.org/10.21703/rexe.20201941miras16
- Monteiro, A. R., y Leite, C. (2021). Digital literacies in higher education: Skills, uses, opportunities and obstacles to digital transformation. [Alfabetizaciones digitales en la educación superior: Habilidades, usos, oportunidades y obstáculos para la transformación digital]. Revista de Educacion a Distancia, 21(65), 1–20.
- Nieto-Márquez, N. L., Baldominos, A., y Pérez-Nieto, M. Á. (2020). Digital teaching materials and their relationship with the metacognitive skills of students in primary education. [Materiales didácticos digitales y su relación con las habilidades metacognitivas del alumnado de educación primaria]. Education Sciences, 10(4), 1–18. https://doi.org/10.3390/educsci10040113
- Peña, J., y Sémbler, M. (2019). Movilizaciones estudiantiles y liderazgo directivo: un estudio exploratorio en tres liceos de la Región Metropolitana. Calidad En La Educación, 51, 315. https://doi.org/10.31619/caledu.n51.488
- Quintas, H., Gonçalves, J. A., y Valadas, S. (2017). Academic success in schools in the Algarve: When leadership is part of the solution and not of the problem. [Éxito académico en las escuelas del Algarve: Cuando el liderazgo es parte de la solución y no del problema]. Revista Brasileira de Educación, 22(71), 1–23. https://doi.org/10.1590/S1413-24782017227156
- Rodríguez-Uribe, C. L., Torres-Arcadia, C., y Acosta-Vázquez, A. M. (2020). Liderazgo directivo para la justicia social en contextos vulnerables. Perspectiva Educacional, 59(2), 4–26. https://doi.org/10.4151/07189729-vol.59-iss.2-art.1025
- Salvo-Garrido, S., y Cisternas-Salcedo, P. (2021). Compromiso e influencia del equipo directivo desde la resiliencia socioeducativa. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 23, 1–16. https://doi.org/10.24320/redie.2021.23.e01.2949
- Weinstein, J., Muñoz, G., Sembler, M., y Marfan, J. (2019). Una década de investigación empírica sobre el liderazgo educativo en Chile. Una revisión sistemática de los artículos publicados en revistas indexadas 2008-2019. Calidad En La Educación N°51, 15–52.
- Zegarra-Saldaña, N. (2020). Estudio Piloto: Importancia del liderazgo transformacional del director en el compromiso del profesorado y de los estudiantes en un centro educativo. Investigación y Desarrollo, 19(2), 149–166. https://doi.org/10.23881/idupbo.019.2-10e
- Zeta-Vite, A., Benites-Guerrero, C. D., y Jiménez-Chinga, R. (2020). Clima organizacional y liderazgo de servicio como antecedente de la satisfacción laboral en una institución educativa rural. Revista Conrado.