Percepções de universitários sobre igualdade de gênero. Uma revisão de seu contexto sociocultural
Publicado 2023-10-25
Palavras-chave
- Igualdade de gênero,
- subjetividade,
- contexto sociocultural,
- estudantes universitarios
Como Citar
Copyright (c) 2023 Luis Arturo Guerrero-Azpeitia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Métricas alternativas
Resumo
O objetivo foi explorar as percepções que os universitários expressam sobre a igualdade de gênero a partir de seu contexto sociocultural. Alguns elementos da perspectiva sociológica de Bourdieu foram recuperados, a fim de abordar o referido objeto de estudo como uma produção de subjetividade a partir das condições objetivas dos alunos. Metodologicamente, foi elaborado um questionário com o intuito de resgatar elementos do contexto sociocultural dos alunos e ao mesmo tempo explorar suas percepções sobre a perspectiva de gênero; O tratamento dos dados foi realizado por meio de análise de correspondência múltipla. Os principais resultados destacam a relação entre as condições sociais dos alunos, como a escolaridade dos pais e a sua atividade económica, e as suas perceções sobre a igualdade de género. Por fim, pode-se concluir a importância das condições socioculturais familiares na formação das percepções e opiniões dos universitários.
Downloads
Referências
- Bourdieu, P. (1979). La distinción: Criterio y bases sociales del gusto. México: Taurus
- Bourdieu, P. (2001). Poder, derecho y clases sociales. Bilbao: Editorial Desclée de Brouwer S.A.
- Bourdieu, P. & Wacquant, L. (2005). Una invitación a la sociología reflexiva. México D.F.: Siglo XXI editores.
- Bourdieu, P. (2007). El sentido práctico. Argentina: Siglo XXI Editores.
- Calero, M.A. & Molina, M. (2013). Percepción de la violencia de género en el entorno universitario. El caso del alumnado de la Universidad de Lleida. Catalunia: Edicions Universitat de Lleida.
- Castañeda, A. (2009). Trayectorias, experiencias y subjetivaciones en la formación permanente de profesores de educación básica. México: UPN
- Camarena, M., Saavedra, M. y Ducloux, D. (2015). Panorama del género en México: situación actual. Revista Científica Guillermo de Ockham, 13(2), 77-87. http://www.redalyc.org/pdf/1053/105344265008.pdf
- Dome, C. (2019). Percepciones de estudiantes sobre desigualdad de género en la Universidad. Un estudio exploratorio. XI Congreso Internacional de Investigación y Práctica Profesional en Psicología. XXVI Jornadas de Investigación. XV Encuentro de Investigadores en Psicología del MERCOSUR. I Encuentro de Investigación de Terapia Ocupacional. I Encuentro de Musicoterapia. Facultad de Psicología - Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires. https://www.aacademica.org/000-111/785
- Dorantes, J., Martínez, K. & Hernández, R. (2023). Las representaciones sociales sobre la categoría de género. Una mirada estudiantil universitaria. Revista de Investigación y Evaluación Educativa, 10(1), 108-131. https://doi.org/10.47554/revie.vol10.num1.2023.pp108-131
- Estrada, J., Mendienta, A. & González, B. (2016). Perspectiva de género en México: Análisis de los obstáculos y limitaciones. Opción, 32(13), 12-36. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=31048483002
- López, I., Viana, M. & Sánchez, B. (2016). La equidad de género en el ámbito universitario: ¿un reto resuelto? Revista Electrónica Interuniversitaria de formación del profesorado, 19(2). 349-362. http://dx.doi.org/10.6018/reifop.19.2.211531
- Mendoza, I., Sanhueza, S. & Friz, M. (2017). Percepciones de equidad e igualdad de género en estudiantes de pedagogía. Papeles de Trabajo, (34), 59-78. chro-me-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/http://www.scielo.org.ar/pdf/paptra/n34/n34a05.pdf
- Medrano, L.A. & Talamantes, J. (2016). Género, masculinidad y violencia. Percepciones en el entorno universitario. En D.I. Valdez, R. Valenzuela & E. Ochoa (Comp.), Igualdad de Género: Investigaciones (pp. 66-74). Sonora: ITSON
- González, F. & Miranda, J.J. (2016). Manifestaciones sobre la violencia entre estudiantes de nivel superior. Justificaciones desde la masculinidad. En D.I. Valdez, R. Valenzuela & E. Ochoa (Comp.), Igualdad de Género. Investigaciones (pp. 66-74). Sonora: ITSON
- Guerrero, L. (2018). Gender perspective in university students. A review of your perceptions and academic trajectories. Journal-Health Education and Welfare, 2(3), 1-8. https://www.rinoe.org/bolivia/Journal_Health_Education_and_Welfare/vol2num3/Journal_Health_Education_and_Welfare_V2_N3_1.pdf
- Hair, J., Anderson, R., Tathan, R. & Black, W. (1999). Análisis multivariante (5ª Ed). Madrid: Prentice Hall Iberia.
- Merma, G., Ávalos, M.A. & Martínez, M.A. (2017). Percepciones del alumnado y de los y las líderes estudiantiles sobre inequidades de género en la universidad. Reencuentro: Género y Educación Superior, (74), 59-80. https://reencuentro.xoc.uam.mx/index.php/reencuentro/article/download/931/926/
- Rocha, M., Mendoza, L. & Sevilla, J. (2022). Percepciones de equidad de género y su relación con la estructura familiar de los estudiantes: Caso Universidad Autónoma de Tamaulipas. Re-vista DYCS Victoria, 4(1), 67-76. https://doi.org/10.29059/rdycsv.v4i1.145
- Solís, S. (2016). Igualdad de género: una condición del desarrollo humano. Trabajo social UNAM, (10), 11-24. https://www.revistas.unam.mx/index.php/ents/issue/view/4366
- UNICEF (2017). Perspectiva de Género. Comunicación, infancia y adolescencia, guía para periodistas. Argentina: UNICEF.