Estratégias de enfrentamento em crianças com e sem risco social: um estudo comparativo
Publicado 2024-03-27
Palavras-chave
- Estratégias de coping,
- infância,
- crianças,
- risco social
Como Citar
Copyright (c) 2024 Veronica Carmen Tite-Malusin, Víctor Manuel Cuadrado-Ramírez
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Métricas alternativas
Resumo
O contexto sociocultural pode impor diferenças às crianças em termos de oportunidades e expô-las a situações de risco que aumentam a sua vulnerabilidade. Nesta situação, é fundamental que as crianças tenham os recursos necessários para reduzir este impacto. O objectivo desta investigação foi comparar estratégias de coping em crianças com e sem risco social no sector Pisque, freguesia de Izamba, Ambato. A amostra foi composta por 100 meninos e meninas, com idades entre 9 e 12 anos. Foram utilizados como instrumentos a ficha sociodemográfica e a Escala de Coping Infantil (EAN). Metodologicamente trata-se de um estudo quantitativo, não experimental, de abrangência descritiva, comparativa e transversal. Os resultados revelam diferenças estatisticamente significativas nas estratégias de coping entre crianças em risco social e aquelas que não partilham as mesmas condições. Concluindo, as crianças em risco social tendem a utilizar com mais frequência estratégias de coping improdutivas.
Downloads
Referências
- Aparecida Voltarelli, M. A.-. (2018). Infancia sudamericana: estudios, saberes y producciones desde la perspectiva de la sociología de la infancia.
- Armijos-Briones, M., Pires de Sousa, F., & Zavala-Briones, M. M. (2023). Aumento de la pobreza e inequidad en el financiamiento del sistema de salud de Ecuador. Revista de Salud Pública, 21, 299-306. https://doi.org/10.15446/rsap.v21n3.77849
- Arrieta, G. A., Baldi-López, G., & Albanesi De Nasetta, S. (2015). Estrategias de afrontamiento y estrés en un grupo de niños de la ciudad de San Luis (Argentina). Pensando Psicología, 11(18), 97-106. https://doi.org/10.16925/pe.v11i18.1222
- Balsells, M. Á. (2016). La infancia en riesgo social desde la sociedad del bienestar. Education in the Knowledge Society (EKS), 4(1), Article 1. https://doi.org/10.14201/eks.14341
- Castañeda López, E., & Peñacoba Puente, C. (2017). Regulación emocional en la infancia. Relación con la personalidad, la calidad de vida y la regulación emocional paterna. Cuadernos de Neuropsicología / Panamerican Journal of Neuropsychology, 11(3). https://www.redalyc.org/journal/4396/439656187006/html/
- Castiblanco-Moreno, S. E., & Medina-Arboleda, I. F. (2017). Pobreza y funcionamiento psicológico. Revisión sucinta de una relación en dos vías. Cultura, Educación y sociedad, 8(1), Article 1. https://doi.org/10.17981/cultedusoc.8.1.2017.05
- Colacce, M., & Tenenbaum, V. (2017). Un análisis de la evolución de la pobreza multidimensional en la infancia y adolescencia en Uruguay entre 2006 y 2014. Estudios económicos, 32(2 (Julio-Diciembre)), 171-212.
- Cracco, C., & Blanco Larrieux, M. L. (2015). Estresores y estrategias de afrontamiento en familias en las primeras etapas del ciclo vital y contexto socioeconómico. Ciencias Psicológicas, 9(Extra 0), 129-140.
- Deza Villanueva, S. L. (2015). Factores de riesgo y protección en niños y adolescentes en situación de pobreza de instituciones educativas en Villa El Salvador. Avances en Psicología, 23(2), Article 2. https://doi.org/10.33539/avpsicol.2015.v23n2.165
- Echeburúa, E., & Amor, P. J. (2019). Memoria traumática: Estrategias de afrontamiento adaptativas e inadaptativas. Terapia psicológica, 37(1), 71-80. https://doi.org/10.4067/S0718-48082019000100071
- Esparza Olcina, M. J., & Flores Villar, S. (2020). A mayor pobreza infantil, peor salud física y mental. Pediatría Atención Primaria, 22(87), 323-325.
- García Álvarez, D., Suárez Urdaneta, E., Espina Gómez, M., & Peña Esteva, H. (2020). Aproximación a los estilos de afrontamiento y fortalezas del carácter en adolescentes. Revista de Orientación Educacional, 34(65), Article 65.
- Harvey Narváez, J., Arteaga Garzón, K. V., Córdoba-Caicedo, K., & Obando Guerrero, L. M. (2021). Eventos vitales estresantes, estrategias de afrontamiento y resiliencia en adolescentes en contexto de pandemia. Psicogente, 24(46), 174-190. https://doi.org/10.17081/psico.24.46.4789
- Hernández Altamirano, S. V., & Gutiérrez Lara, M. (2012). Estilos de afrontamiento ante eventos estresantes en la infancia. Acta de investigación psicológica, 2(2), 687-698.
- Hernández Pachucho, J. E., & Pinos Montenegro, J. (2022). Estrategias de afrontamiento en adolescentes “kichwa kisapincha”, en trabajo infantil. Estudio comparativo. Wimb Lu, 17(1), Article 1. https://doi.org/10.15517/wl.v17i1.51048
- Herrera-Mora, D. B., Munar-Torres, Y. E., Molina-Achury, N. J., & Robayo-Torres, A. L. (2019). Desarrollo infantil y condición socioeconómica. Artículo de revisión. Revista de la Facultad de Medicina, 67(1), 145-152.
- Laverde Rojas, H., Gómez Ríos, J., & Garzón, A. (2019). Pobreza en la infancia: Enfoques y aproximaciones conceptuales. Equidad y Desarrollo, 1, 63-87. https://doi.org/10.19052/eq.vol1.iss33.4
- Lazarus, R. S. (1991). Emotion and adaptation (pp. xiii, 557). Oxford University Press.
- Lazarus, R. S., & Folkman, S. (1986). Estrés y procesos cognitivos. Martínez Roca. https://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=222981
- Lipina, S. J., & Segretin, M. S. (2015). 6000 días más: Evidencia neurocientífica acerca del impacto de la pobreza infantil. Psicología Educativa, 21(2), 107-116. https://doi.org/10.1016/j.pse.2015.08.003
- Melgar Damian, L. A. (2019). Estrés cotidiano infantil y estrategias de afrontamiento en estudiantes de nivel primario de Chiclayo. PAIAN, 10(1), Article 1.
- Melo Castilla, L. A., Heckman, J., Barbeito, L., Segura Pérez, S., & Lipina, S. (2019). Infancia, adolescencia y juventud: Oportunidades claves para el desarollo (primera). UNICEF.
- Méndez Ulrich, J. L., Pastor Vicente, C., & Molina Garuz, M. C. (2017). Vulnerabilidad, riesgo social y resiliencia en la infancia: El cuento como recurso didáctico. UTE Teaching & Technology: Universitas Tarraconensis, 2, 18-28.
- Miño Romero, S. D., & Eugenio Zumbana, L. C. (2022). Resiliencia y su relación con la calidad de vida en niños y adolescentes pertenecientes a centros de acogimiento. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, 6(6), Article 6. https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v6i6.4157
- Monjarás Rodríguez, M. T., Lucio y Gómez-Maqueo, M. E., Romero Godínez, E., & Durán Patiño, C. (2021). Afrontamiento y Estrés en Preescolares: El Papel de la Edad y el Sexo—Dialnet. 11(3), 17-25.
- Morales Rodríguez, F. M., & García Medina, T. (2017). Efecto del entorno y rendimiento académico en las estrategias de afrontamiento infantil. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 033-037. https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.14.2265
- Mora-Merchán, J., Espino, E., & Rey, R. D. (2021). Desarrollo de estrategias de afrontamiento efectivas para reducir el acoso escolar y su impacto en las víctimas estables. Psychology, Society & Education, 13(3), Article 3. https://doi.org/10.25115/psye.v13i3.5586
- Morán Távara, F. D. elizabeth. (2018). Evidencias De Validez De La Escala De Afrontamiento Para Niños En Alumnos Del Nivel Primario Del Distrito De Trujillo. Universidad César Vallejo. http://repositorioslatinoamericanos.uchile.cl/handle/2250/2982376
- Moreira González, A., & Murillo Gamboa, P. (2016). Habilidades para la vida como estrategia de promoción de la salud en niños y niñas en riesgo social: Programa educativo de enfermería. Enfermería Actual de Costa Rica, 30, 43-60.
- Ortega Ormaza, T. A., Castro Marín, I. P., & Carrasco Vintimill, J. L. (2019). Estrategias de afrontamiento ante bullying en escolares de Cuenca. Revista Cubana de Educación Superior, 38(4 especial), Article 4 especial. https://revistas.uh.cu/rces/article/view/2261
- Paredes Barreno, G. Z., & Fierro Villacreses, M. S. (2022). Estrategias de afrontamiento y estrés en personas con discapacidad física. Revista Eugenio Espejo, 16(3), Article 3. https://doi.org/10.37135/ee.04.15.05
- Reyes-Rojas, M., Mieles-Barrera, M. D., & Vargas, B. A. H. (2021). Afrontamiento Familiar Y Su Relación Con El Bienestar Infantil Y Familar: Estudio En Familias En Condición De Vulnerabilidad1. Revista Colombiana de Ciencias Sociales, 12(1), 50-75.
- Rico, D., Barreto, I., Mendoza, M., Pulido, P., & Duran, S. (2020). Políticas públicas para el afrontamiento adaptativo del COVID-19: nueva normalidad en Colombia (2020). Análisis Político, 33(100), 92-117. https://doi.org/10.15446/anpol.v33n100.93363
- Rodríguez Espinola, S., & Muratori, M. (2016). Victimización e inseguridad subjetiva en la población urbana de la Argentina (2010-2015). https://doi.org/10.13140/RG.2.2.36001.81764
- Romero Godínez, E., Lucio y Gómez Maqueo, E., Durán Patiño, C., & Ruiz Badillo, A. (2017). Afrontamiento y algunos problemas internalizados y externalizados en niños. Acta de Investigación Psicológica - Psychological Research Records, 7(3), 2757-2765. https://doi.org/10.1016/j.aipprr.2017.11.005
- Salavera Bordás, C. S., & Usan Supervía, P. U. (2017). Repercusión de las estrategias de afrontamiento de estrés en la felicidad de los alumnos de Secundaria. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 20(3), 65-77.
- Uribe Urzola, A., Ramos Vidal, I., Villamil Benítez, I., & Palacio Sañudo, J. E. (2018). La importancia de las estrategias de afrontamiento en el bienestar psicológico en una muestra escolarizada de adolescentes: The importance of coping strategies on psychological wellbeing in a school-based sample of adolescent population. Psicogente, 21(40), Article 40. https://doi.org/10.17081/psico.21.40.3082
- Vallejo-Slocke, L., Sanz, J., García Vera, M. P., Fresneda, J., & Vallejo, Mi. (2022). Salud Mental, Calidad de Vida y Estrategias de Afrontamiento de Niños Vulnerables Durante la Pandemia de la COVID-19 | Psicothema. 34(2), 249-258.
- Vignolo, L. (2023). Estrategias de afrontamiento en niños y adolescentes resilientes. Revista Científica Arbitrada de la Fundación MenteClara, 8(0), Article 0. https://doi.org/10.32351/rca.v8.323
- Villavicencio-Aguilar, C., & López-Larrosa, S. (2019). Funcionamiento Familiar Y Estrategias De Afrontamiento De Madres Y Padres De Preescolares Con Discapacidad Intelectual. Revista Ciencia Unemi, 12(31), 140-153.
- Viñas Poch, F., González Carrasco, M., García Moreno, Y., Malo Cerrato, S., & Casas Aznar, F. (2015). Los estilos y estrategias de afrontamiento y su relación con el bienestar personal en una muestra de adolescentes. Anales de Psicología, 31(1), 226-233. https://doi.org/10.6018/analesps.31.1.163681