A realidade da prática pedagógica em tempos de pandemias
Publicado 2021-09-11
Palavras-chave
- Pedagogia,
- tecnologia,
- educação,
- pandemia
Como Citar
Copyright (c) 2021 Carelis Beatriz Sanchez Bozo, Elodou Isea, Elizabeth Vera
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Métricas alternativas
Resumo
O objetivo era analisar a realidade da prática pedagógica e saber qual foi a vez que a pandemia causou nas instituições de ensino secundário; para isso, foi utilizada a metodologia quantitativa com a aplicação da estatística descritiva. Foi constatado que 66,67% não concordam em integrar as estratégias metodológicas da pedagogia tecnológica em sua pedagogia, enquanto 77,78% não assumem os novos métodos pedagógicos dentro da dinâmica formativa. Concluiu-se que a pedagogia desenvolvida está ligada ao paradigma cara a cara somente com a mudança de recursos e meios. A complexidade da situação está mais relacionada à vontade e ao interesse das instituições que devem internalizar o alcance da qualidade educacional através da inovação.
Downloads
Referências
- Bittinger, M. (1968). A Review of Discovery. New York. The Mathematic Teacher
- Bracho, K.J. & Bracho, M. Ch., (2020). COVID-19: Facing the pedagogical challenge of physical attendance to virtual. Hamut´ay, 7 (2), 9-17. http://dx.doi.org/10.21503/hamu.v7i2.2127
- Bracho, Kleeder J. & Bracho, Marianggeline Ch., (2020). COVID-19: Facing the pedagogical challenge of physical attendance to virtual. Hamut´ay, 7 (2), 9-17. http://dx.doi.org/10.21503/hamu.v7i2.2127
- Carranza-Marchena, P., y Zamora-Sánchez, G. (2020). Desafíos y oportunidades en tiempos del COVID-19: contexto pedagógico desde la Universidad Nacional y la Universidad Estatal a Distancia. Innovaciones Educativas, 22(Especial), 162-170. DOI: https://doi.org/10.22458/ie.v22iespecial.3154 URL: https://cutt.ly/9KzfOCh
- Carrió, M.L. (2007). Ventajas del uso de la tecnología en el aprendizaje colaborativo. Revista Iberoamericana de Educación, 41, 1-10.
- Díaz Barriga, Ángel. (2006). El enfoque de competencias en la educación: ¿Una alternativa o un disfraz de cambio?. Perfiles educativos, 28(111), 7-36. Recuperado en 01 de abril de 2021, de http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0185-26982006000100002&lng=es&tlng=es.
- Espegel Alonso, C., Feliz Ricoy, S., y Buedo García, J. A. (2020), Poliesferas Pedagógicas. Estudio analítico de las cosmologías locales del Covid-19. DOI: 10.5821/jida.2020.9356.
- Galindo Cuervo, Nicolas y Vela Palacios, Jaime (2020) Motivación académica en tiempos de covid-19, de estudiantes vinculados a universidades de villavicencio: a partir de la teoría de Deci y Ryan. Universidad Santo Tomás Facultad de psicología Villavicencio. Colombia.
- García-Valcárcel, A. y Tejedor, J. (2010). Evaluación de procesos de innovación escolar basados en el uso de las TIC desarrollados en la Comunidad de Castilla y León. Revista de Educación, 352, 125-148.
- Hernández Sampieri, R., Fernández Collado, C., & Baptista Lucio, P. (2014). Metodología de la investigación (6a. ed. --.). México D.F.: McGraw-Hill.
- Lee, S.W.,& Tsai C.C. (2013).Tecnologysupported learning in Secondary and Undergraduate Biological Education: Observations form literature. Rewiew. Journal of Science Education and Tecnology, 22, 226-233
- Manrique, Diamire (2020, abril). De la Pedagogía a la Tecno-pedagogía en días, por la pandemia del COVID-19, el teletaller como estrategia metodológica para la sostenibilidad de la formación virtual por proyectos formativos desde la socioformación. En J. Luna- Nemecio (Coord.), Memorias del Quinto Congreso Internacional de Investigación en Socioformación y Sociedad del Conocimiento (CISFOR-2020). Congreso conducido por el Centro Universitario CIFE, Cuernavaca, México. Descarga de: https://cife.edu.mx/recursos
- Michel Salazar, José A. (2006). Sobre el estatuto epistemológico de las ciencias de la educación. Revista de Teoría y Didáctica de las Ciencias Sociales, (11),139-157.[fecha de Consulta 30 de Marzo de 2021]. ISSN: 1316-9505. Disponible en: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=65201107
- Peñafiel Rodríguez, W. (2020). Artículo Editorial Los cambios en los procesos educativos en tiempos de pandemia. Fides et Ratio-Revista de Difusión cultural y científica de la Universidad La Salle en Bolivia, 20(20), 13-16.
- Plomp, T. y Voogt, J. (2009). Pedagogical practices and ICT Use around the world: Findings from the IEA International Comparative Study SITES 2006. Education and Information Technologies, 14(4), 285-292.
- Prieto, F., Rodríguez, L., & Verdugo, R. (2020). Fortalezas y debilidades de la pedagogía en el ciberespacio en época de cuarentena COVID-19. Revista Scientific, 5(17), 252-266, e-ISSN: 2542-2987. Recuperado de: https://doi.org/10.29394/Scientific.issn.2542-2987.2020.5.17.13.252-266
- Vialart Vidal, M. N. (2020). Estrategias didácticas para la virtualización del proceso enseñanza aprendizaje en tiempos de COVID-19. Educación Médica Superior, 34(3).
- Vidal Ledo M, Gavilondo Mariño X. (2018) Docencia y tecnologías móviles. Educ Med Super. 2018 [acceso 17/07/2020];32(2). Disponible en: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0864-21412018000200027&lng=es