Artigos
América Latina vista pela imprensa marroquina: o caso do jornal Al-Ittihad Al-Ichtiraki
Publicado 2021-09-11
Palavras-chave
- Representación,
- América Latina,
- análisis de contenido,
- Al-Ittihad Al-Ichtiraki
Como Citar
HIRI, A. (2021). América Latina vista pela imprensa marroquina: o caso do jornal Al-Ittihad Al-Ichtiraki. Puriq, 3(4), 571–588. https://doi.org/10.37073/puriq.3.4.234
Copyright (c) 2021 Abdelhak HIRI
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Métricas alternativas
Resumo
O principal objetivo desta pesquisa é mostrar como os leitores marroquinos da América Latina e latino-americanos são informados através do jornal marroquino Al-Ittihad Al-Ichtiraki. Para sua análise, será utilizada uma das ferramentas metodológicas mais utilizadas nas ciências sociais, a análise de conteúdo. O segundo objetivo deste estudo está relacionado com o posicionamento destas informações. Trata-se de analisar as características técnicas das informações: se são notícias de primeira página, se são assinadas, se foram ou não utilizadas fontes nacionais, etc.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
- Bastenier, M. (2011). El blanco móvil curso de periodismo con la experiencia de la escuela de El País, Madrid: Grupo Santillana de Ediciones.
- Benabdelouahed, S. (2016), «La imagen de Colombia a partir de Tiempos del Amor y la Muerte de Aziz Satori». Actas del Coloquio Marruecos y América Latina: Historia Y Futuro, 15-16 marzo de 2006 Casablanca: Laboratorio de investigación: Marruecos y el Mundo Ibérico e iberoamericano: Facultad de Letras Ain Chock.
- Edo, C. (2003). Periodismo Informativo e Interpretativo: El Impacto de Internet en la Noticia. Las Fuentes y los Géneros. Sevilla: Comunicación Social.
- El Madkouri Maataoui, M. (2009) La Imagen del Otro en la Prensa. Madrid: Instituto Egipcio de Estudios islámicos.
- Krippendorf, K. (1997). Metodología de análisis de contenido: teoría y práctica. Barcelona: Paidós.
- McCombs, M. (1996). «Influencia de las noticias sobre nuestras imágenes del mundo» en BRYANT, Jennings y ZILLMANN, Dolf (Comps.). Los efectos de los medios de comunicación: investigaciones y teorías. Barcelona: Paidós.
- Peredeo Pombo, J. (2006). Periodismo Internacional: 10 Lecciones de Periodismo Especializado, Fragua, Madrid: Fragua.
- Rodríguez Díaz, R. (2004). Teoría de la Agenda Setting: Aplicación a la Enseñanza Universitaria, Alicante: Observatorio Europeo de Tendencias Sociales.
- Sofia Ramirez, A. (2005.). El texto de opinión de la prensa escrita. Las Palmas de Gran Canarias: Universidad Las Palmas de Gran Canarias.
- Salomé Berrocal, G. (1998). Análisis básico de la prensa diaria: manual para aprender a leer periódicos. Madrid: Universitas.
- Van Dijk, T. (2003). Ideología y discurso. Barcelona: Ariel.