v. 5 (2023): Janeiro-Dezembro: publicação contínua
Artigo original

Modelo de Estratégias Criativas para a Produção de Textos em Alunos do Ensino Básico

Rocio del Pilar Rodriguez-Aguilar
Universidad César Vallejo
Biografia
Nolberto Arnildo Leyva-Aguilar
Universidad César Vallejo
Biografia

Publicado 2023-11-21

Palavras-chave

  • produção de texto,
  • estratégias criativas

Como Citar

Rodriguez-Aguilar, R. del P., & Leyva-Aguilar, N. A. (2023). Modelo de Estratégias Criativas para a Produção de Textos em Alunos do Ensino Básico. Puriq, 5, e520. https://doi.org/10.37073/puriq.5.520

Métricas alternativas

Resumo

A pesquisa buscou propor um modelo de estratégias criativas baseado na abordagem sócio-formativa e na criatividade com a intenção de melhorar o nível de produção textual dos alunos que fizeram parte do quinto ano do ensino fundamental. A metodologia foi quantitativa, onde os dados foram coletados por meio de um questionário para 52 alunos. Os resultados mostraram que 25,00% da amostra estudada apresentava um nível inicial de habilidade de produção de texto, enquanto apenas 17,31% apresentavam um nível de aproveitamento. Concluiu-se que o modelo concebido se baseou num total de 9 processos pedagógicos que se centraram na melhoria da abordagem socio-formativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

  1. Anchundia, L., H. y Vélez, C., E. (2023). Creative strategies for the development of writing in high school students. Revista Alternancia 5(8), pp. 12-24.
  2. Ato, L.; Quispe, G. y Guillén, J. (2022). Inferential reading comprehension level and its relationship with the production of argumentative texts. Boletin de la Academia Peruana de la Lengua, 71 (71), 399 – 429. DOI: 10.46744/bapl.202201.013.
  3. Bourdin, B. y Fayol, M. (2022). Facilitating Text Production in Fourth Graders: Effects of Script-Based Knowledge and Writing Prompts. Frontiers in Psychology, 13 (1), 1 – 12. DOI: 10.3389/fpsyg.2022.821011.
  4. Burgos, Y., A. (2022). Estrategias metodológicas para la producción de textos creativos. (Tesis de Maestría), Universidad de Guayaquil. Guayaquil.
  5. Cohen, N. y Gómez, G. (2019). Metodología de la investigación, ¿para qué?: La producción de los datos y los diseños. Editorial Teseo. http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/se/20190823024606/Metodologia_para_que.pdf.
  6. Cuervo, L., J. (2020). Escritura creativa para mejorar la producción de textos narrativos. Universidad Pedagógica Nacional. Bogotá.
  7. Estudio Regional Comparativo y Explicativo [ERCE] (2019). Resultados ERCE, 2019: UMC. Perú, tomado de: https://www.calameo.com/read/006286625001732c4ede5?view=slide&page=43.
  8. Gagl, B., Gregorova, K., Golch, J., Hawelka, S., Sassenhagen, J., Tavano, A., Poeppel, D. y Fiebach, C. (2022). Eye movements during text reading align with the rate of speech production. Nature Human Behaviour, 6 (3), 429 – 442. DOI: 10.1038/s41562-021-01215-4.
  9. Huamani, V. D. (2019). La aplicación del programa escritura creativa y su influencia en el desarrollo de la capacidad de producción de textos narrativos en niños de educación primaria. Universidad Nacional de San Marcos. Infinitum, 9(2), 112 – 116.
  10. Kemp, J. (2022). Forgetting to Remember: Theorizing the Role of the Forgotten in the Production of Biblical Text and Tradition. Biblical Interpretation, 1 (1), 12 – 19. DOI: 10.1163/15685152-20221591.
  11. Labarthe, J. T. y Herrera-Vasquez, L. (2016). ¿Potenciando la creatividad humana: taller de escritura creativa? Pap. trab. - Cent. Estud. Interdiscip. Etnolingüíst. Antropol. Soc..31, 19-37. ISSN 1852-4508.
  12. Mazur, A. y Chenu, F. (2023). The revision process during handwritten text production: The case of French higher education students with dyslexia. Dyslexia, 1 (1), 1 – 12. DOI: 10.1002/dys.1734.
  13. Menéndez, O. P. y Cedeño, C. H. (2021). La escritura creativa desde la tarea docente en la formación del profesorado de subnivel básico medio. Revista Electrónica Formación y Calidad Educativa (REFCalE), 9(1), 1-16. Obtenido de http://refcale. uleam.edu.ec/index.php/refcale/article/view/3364/2080.
  14. Merino, C. (2023). Coeficientes V de Aiken: diferencias en los juicios de validez de contenido. MHSalud 20 (1) 1-10 https://www.researchgate.net/publication/366773412_Coeficientes_V_de_Aiken_diferencias_en_los_juicios_de_validez_de_contenido
  15. Ministerio de Educación. (2018). ¿Qué logran nuestros estudiantes en escritura? http://umc.minedu.gob.pe/wp-content/uploads/2019/07/Docente-_2Sec.-Escritura.pdf.
  16. Núñez, M. S. (2021). Programa escritura creativa en producción de textos narrativos de alumnos de la Institución Educativa Fe y Alegría Trujillo, 2020. (Tesis Doctoral). Universidad César Vallejo. Trujillo.
  17. Olivares, C., Valdés, G., Vidal, M. y Oyarzún, R. (2023). Text writing and clean code production: two realities of the same process in engineering students. Texto Livre, 16(1), 14 – 39. DOI: 10.1590/1983-3652.2023.41439.
  18. Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura [UNESCO] (2022). Reporte nacional de resultados de escritura: ERCE 2019; Perú: UNESCO, Santiago de Chile. Tomado de https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000380965.
  19. Ortiz, C. E. (2019). Programa de estrategias didácticas para mejorar la producción de textos narrativos en los estudiantes de sexto grado de primaria de la Institución Educativa N. ° 80850 San Salvador Paiján, 2019. Universidad Católica Los Ángeles de Chimbote.
  20. Ortiz, K. M. (2022). Universidad Católica Santo Toribio de Mogrovejo. Chiclayo.
  21. Pacheco, O. y Huertas, A. (2022). Effects of a writing strategy on improving text production skills among primary school students. Knowledge Management and E-Learning, 14 (1), 1 – 14. DOI: 10.34105/j.kmel.2022.14.001.
  22. Robles, J. J. y Robles, L. A. (2020). Proceso metodológico en el desarrollo del aprendizaje significativo en el subnivel medio. Guayaquil: Universidad de Guayaquil. Facultad de Filosofía, Letras y Ciencias de la Educación. Obtenido de http://repositorio.ug.edu.ec/handle/ redug/53406.
  23. UNESCO. (2020, agosto 23). Un nuevo Informe de la UNESCO resalta la magnitud de las desigualdades mundiales en la educación y hace un llamado a una mayor inclusión tras la reapertura de las escuelas. UNESCO Construir la paz en la mente de los hombres y de las mujeres. https://es.unesco.org/news/GEM-Report-2020.
  24. Urrutia, D. (2021). Efectos del programa sobre Escritura Creativa para la producción de Textos Escritos en estudiantes de un instituto público, Abancay 2021, (Tesis e Maestría), Universidad César Vallejos. Lima.
  25. Valdés, G. (2022). Production of narrative texts in the history classroom: lexicometric analysis of an interdisciplinary proposal. Onomazein, 1 (55), 32 – 49. DOI: 10.7764/onomazein.55.09.
  26. Yu, Z., y Hirzel, T. (2022). Museum text translation in the Chinese context: the museum role and text production. Museum Management and Curatorship, 1 (1), 15 – 19. DOI: 10.1080/09647775.2022.2132992.
  27. Zambrano, K. P. y Chevez, C. I. (2019). Desarrollo de estrategias de enseñanza aprendizaje y su incidencia en la lectura y escritura. Propuesta: Diseño de una guía de estrategias de enseñanza aprendizaje de lectura y escritura para la educación básica media. Guayaquil: Univesidad de Guayaquil: Facultad de Filosofía, Letras y Ciencias de la Educación. Obtenido de http://repositorio.ug.edu.ec/handle/redug/40167.
  28. Zhao, Y., Wei, Z., Gao, B. y Zhang, S. (2021). Application of Text Mining Method for Classification of Work Order in Power Grid Production. Frontiers in Artificial Intelligence and Applications, 345 (1), 693 – 706. DOI: 10.3233/FAIA210463.