v. 4 (2022): Janeiro-Dezembro: publicação contínua
Artigo original

Pesquisa etnográfica: uma proposta para desenvolver habilidades de pesquisa em estudantes universitários

Rolando Alfredo Quispe-Morales
San Cristóbal of Huamanga University
Biografia

Publicado 2022-01-27

Palavras-chave

  • Pesquisa,
  • etnografia educacional,
  • competência em pesquisa

Como Citar

Quispe-Morales, R. A. (2022). Pesquisa etnográfica: uma proposta para desenvolver habilidades de pesquisa em estudantes universitários. Puriq, 4, e185. https://doi.org/10.37073/puriq.4.1.185

Métricas alternativas

Resumo

A pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de testar a influência da aplicação da proposta de pesquisa etnográfica no desenvolvimento da competência de pesquisa em estudantes universitários. Pesquisa de tipo misto e projeto explicativo sequencial (DEXPLIS). A população era composta por 38 alunos e a amostra era composta por 15 alunos. A escala de estimativa e o guia de entrevista em grupo foram usados como instrumentos. O teste de hipótese foi realizado com a estatística de Wilcoxon. Conclui-se que a aplicação da proposta de pesquisa etnográfica influencia significativamente o desenvolvimento da competência de pesquisa em estudantes universitários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

  1. Álvarez-Gayou, J. L. (2009). Cómo hacer investigación cualitativa. Fundamentos y metodología. México Editorial Paidós.
  2. Aguirre, A. (2015). Metodología cualitativa etnográfica. Ayacucho Perú: Fondo Editorial UDAFF.
  3. Aguirre, A. (1995) Etnografía. Metodología cualitativa en la investigación sociocultural. Barcelona, España Marcobombo, S.A.
  4. Carr, W. (1990). Hacia una ciencia crítica de la educación. Barcelona: Alertes.
  5. González, T. (2017) Modelo para el desarrollo de competencias investigativas con enfoque interdisciplinario en tecnología de la salud. ¿Recuperado de http://tesis.sld.cu/index.php?P=FullRecord&ResourceId=591
  6. Goetz, J. P. y LeCompte, M. D. (1988). Etnografía y Diseño Cualitativo en Investigación Educativa. España: Morata.
  7. Guber, R. (2013). La articulación etnográfica. Argentina: Editorial Biblos.
  8. Hammersley, M. y Atkinson, P. (1994). Etnografía: métodos de investigación. Barcelona: Editorial Paidós.
  9. Hernández-Sampieri, R. y Mendoza, Ch. P. (2019) Metodología de la investigación. Las rutas cuantitativa, cualitativa y mixta. México: Editorial McGraw-Hill.
  10. Izcara, S. P. (2014). Manual de investigación cualitativa. México: Editorial Fontamara.
  11. Martínez, M. (2011) La investigación etnográfica en educación. México: Editorial Trillas.
  12. Martínez, M. (2004). Ciencia y arte en la metodología cualitativa. México: Editorial Trillas.
  13. Mendizábal, N. (2006) Los componentes del diseño flexible en la investigación cualitativa. En I. Vasilachis (coord.), Estrategias de investigación cualitativa (pp.65-105) España: Editorial Gedisa.
  14. Pérez, G. (1994) Investigación cualitativa. Retos e interrogantes. Madrid España: Editorial La Muralla.
  15. Rodríguez G., Gil J. y Garcia E. (1999) Metodología de la investigación cualitativa. Maracena Granada: Ediciones Aljibe.
  16. Sabariego, Massot y Dorio (2009). Métodos de investigación cualitativa. En R. Bizquerra (Coord.), Metodología de la investigación educativa (pp.293-328). Madrid: Editorial La Muralla.
  17. McMillan, J. y Schumacher, S. (2005) Investigación educativa. Madrid, España: Editorial Pearson.
  18. Ministerio de Educación (2014) Ley Universitaria. Ley N.º 30220. Lima. http://www.minedu.gob.pe/reforma-universitaria/pdf/ley_universitaria.pdf
  19. Verd, J. M. y Lozares, C. (2016) Introducción a la investigación cualitativa. Fases métodos y técnicas. Madrid, España: Editorial Síntesis.
  20. Yuni, J.A. y Urbano, C.A. (2016) Mapas y herramientas para conocer la escuela. Córdoba Argentina: Editorial Brujas.