Atuação de diretores em redes de ensino rural no nível inicial
Publicado 2023-01-24
Palavras-chave
- Diretiva,
- gestão,
- escola,
- educação inicial
Como Citar
Copyright (c) 2023 Fredy Sosa-Gutierrez, Henry Mark Vilca-Apaza, Aydee Marisol Arpasi-Turpo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Métricas alternativas
Resumo
A pesquisa determina o desempenho de diretores de nível inicial em redes educacionais rurais na Unidade de Gestão Educacional Local El Collao - Ilave. O trabalho está enquadrado em uma metodologia não experimental, analisando o instrumento, Ficha de Avaliação de Desempenho de Trabalho do Diretor, elaborado e aprovado pelo Ministério da Educação do Peru. A população é composta pelos diretores da área rural do distrito de Pilcuyo. Sendo seus resultados; Das seis competências e 20 critérios de desempenho gerencial, apenas em 10 indicadores atingem o valor de sempre, em 8 critérios raramente obtêm e nos indicadores 3,5,7 e 15 mostraram-se localizados na escala nunca. Concluindo que; as ações ou atuações dos diretores em 50% são favoráveis, em 40% são regulares e em 10% são desfavoráveis. Isso exige reflexão e busca de formas de melhorar substancialmente a conduta dos estabelecimentos de ensino.
Downloads
Referências
- Andrade, C. (2009). Gestión de la información en las redes de conocimiento. Editorial El Cid.
- Arriaga, M. (2015). El diagnóstico educativo, una importante herramienta para elevar la lalidad de la educación en manos de los docentes. Atenas, 3(31), 63–74. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=478047207007
- Barrios, N. (2009). La gestión de información y sus recursos: Modelo para la gestión académica. Mc Graw Hill.
- Bustínduy, I. (2015). La gestión del tiempo. Editorial UOC.
- Campos, M. (2005). Protagonismo docente en el campo educativo. PRELAC.
- Cárdenas, E. B., Paladines, J. E., Cabrera, S. A., Blacio, R. P. y Ramírez, I. D. R. (2013). Consideraciones hermenéuticas y metodológicas para la elaboración del material educativo impreso en la modalidad a distancia. Sophia, Colección de Filosofía de La Educación, (15), 251–266. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=441846100011
- Careaga, A. (2007). Desafio de ser docente. ¿Qué Significa Ser Docente En El Contexto Histórico Actual?, 1–9. http://www.medfamco.fmed.edu.uy/Archivos/pregrado/Ciclo_Introductorio/Materiales/Ser_docente.pdf
- Carpio, A., Hancco, M. S., Cutipa, A. M. y Flores, E. (2019). Estrategias del marketing viral y el posicionamiento de marca en los restaurantes turísticos de la Región de Puno. Revista De Investigacion En Comunicacion Y Desarrollo, 10(1), 70–80. https://doi.org/https://doi.org/10.33595/2226-1478.10.1.331
- Carrasco, S. (2005). Metodología de la investigación. Editorial San Marcos.
- Casa, M. D., Huatta, S. y Mancha, E. E. (2019). Aprendizaje Basado en Problemas como estrategia para el desarrollo de competencias en estudiantes de educación secundaria. Revista de Investigación En Comunicación y Desarrollo, 10(2), 111–121. https://doi.org/https://doi.org/10.33595/2226-1478.10.2.383
- Casanova, R. (2007). Cuaderno con apuntes etnográficos para repensar la escuela. CENDES.
- Centurión-Quezada, J. (2015). Factores determinantes del estilo de liderazgo del director de la I.E. Jorge Basadre del distrito 26 de octubre de la provincia de Piura (Universidad de Piura). Retrieved from https://hdl.handle.net/11042/2291
- Charry, H. O. (2018). La gestión de la comunicación interna y el clima organizacional en el sector público. Comuni@cción, 9(1), 25–34. http://www.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2219-71682018000100003&lang=es%0Ahttp://www.scielo.org.pe/pdf/comunica/v9n1/a03v9n1.pdf
- Claro, J. S. (2013). Calidad en educación y clima escolar: apuntes generales. Estudios Pedagogicos, 39(1), 347–359. https://doi.org/10.4067/S0718-07052013000100020
- Coll, C. (2006). Lo básico en la educación básica. Reflexiones en torno a la revisión y actualización del currículo de la educación básica. Revista Electronica de Investigacion Educativa, 8(1), 1–17. http://redie.uabc.mx/vol8no1/contenido-coll.html
- Cortés, A. y Garcia, G. (2017). Estrategias pedagógicas que favorecen el aprendizaje de niñas y niños de 0 a 6 años de edad en Villavicencio- Colombia. Revista Interamericana de Investigación, Educación y Pedagogía, RIIEP, 10(1), 125–143. https://doi.org/10.15332/s1657-107x.2017.0001.06
- De Chaparro, G. J., Romero, L. J., Rincón, E. y Jaime, L. H. (2008). Evaluación de Desempeño docente. Cuadernos de Linguística Hispana, (11), 167–178. https://www.redalyc.org/pdf/3222/322227496013.pdf
- El Sahili, L. (2010). Psicología para el Docente. Consideraciones sobre los riesgos y desafíos de la práctica magisterial. Guadalajara - México: Universidad de Guanajuato.
- Flores, E. (2014). El estilo de liderazgo de los directores de los colegios parroquiales de Piura. (Universidad de Piura). Retrieved from https://hdl.handle.net/11042/1868
- Fraisse, P. (1967). Psychologie du temps. Editorial PUF.
- Freire, S. y Miranda, A. (2014). El rol del director en la escuela: el liderazgo pedagógico y su incidencia sobre el rendimiento académico. In Grupo de Análisis para el Desarrollo (GRADE).
- Fuentes, A. (2011). Liderazgo del director en la construcción de una escuela de calidad (Universidad Metropolitana, Puerto Rico). file:///C:/Users/Hp/Downloads/UNIVERSIDAD_METROPOLITANA.pdf
- Gadea, C. A. (2007). La Dinámica de la Modernidad en América Latina: Sociabilidades e institucionalización. Revista Austral de Ciencias Sociales, (13), 55–67. https://doi.org/10.4206/rev.austral.cienc.soc.2007.n13-04
- Gago, F. M. (2006). La dirección pedagógica en la enseñanza secundaria. CIDE.
- Gamarra, M. (2010). Estilo de liderazgo de las docentes de educación inicial de las instituciones educativas del distrito Callao (Universidad San Ignacio de Loyola). http://repositorio.usil.edu.pe/bitstream/123456789/1169/1/2010_Gamarra_Estilo de liderazgo de las docentes de educación inicial de las instituciones educativas del distrito Callao.pdf
- García, M. y López, I. (2014). Definición, clasificación de la variable recursos financieros docentes para la evaluación institucional. EduSol, 14(47), 1–10. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=475747188004
- García, N., Rojas, M. y Campos, N. (2002). La administración escolar para el cambio y el mejoramiento de las instituciones educativas. Editorial Universidad de Costa Rica.
- Gómez-Nashiki, A., Zurita, Ú. y López, S. (2013). La violencia escolar en México. Universidad de Colima.
- Gómez, A. (2017). Violencia y gestión escolar: la opinión de directores de escuelas primarias de Colima. Revista Colombiana de Educación, (73), 17–38. https://doi.org/10.17227/01203916.73rce17.38
- Hernández, R., Fernández, C. y Baptista, P. (2014). Metodología de la investigación. México: Mc Graw Hill.
- Hernández, V., Herrera, K. L. y Mena, M. (2018). Entrenamiento socio-psicológico para mejorar la competencia comunicativa interpersonal: estudio de un caso. Comuni@cción: Revista de Investigación En Comunicación y Desarrollo, 10(1), 5–20. https://doi.org/10.33595/2226-1478.10.1.326
- Jabif, L. (2008). El rol del directivo. Editora Corripio C. POR A.
- Jiménez, O. (2013). Aproximación conceptual al acompañamiento pedagógico: una lectura desde la educación social. Editorial UOC.
- Loera, A. (2006). Agenda de política pública para asegurar una educación básica con equidad y calidad. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos, 36, 10–15. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=27036203
- López-Márquez, N. G. (2017). Funcionalidad familiar y participación escolar de las familias de niños con discapacidad. IE Revista de Investigación Educativa de La REDIECH, 8(14), 111–128. https://doi.org/10.33010/ie_rie_rediech.v8i14.28
- Mamani, H., Sosa, F., Condori, W. W. y Cruz, R. M. (2021). Implicancias de la neuroeducación y desempeño docente: desde la perspectiva del estudiantado. Horizontes. Revista de Investigación En Ciencias de La Educación, 5(20), 1273–1287. https://doi.org/10.33996/revistahorizontes.v5i20.276
- Manzi, J., Flotts, P. y Ramos, I. (2007). Construcción de Escalas Para Evaluar el Clima Social en el Aula en Estudiantes y Profesores de Primer Ciclo Básico. Municipalidad de Puente Alto.
- Martínez-Chairez, G. I. y Guevara-Araiza, A. (2015). La evaluación del desempeño docente. Ra Ximhai, 11(4), 113–124. https://doi.org/10.35197/rx.11.01.e2.2015.07.gm
- Martínez, G. (2012). Administración y planificación del tiempo. Ediciones Díaz de Santos Albasanz.
- Martínez, J. M. (2016). Contratación pública y transparencia: medidas prácticas para atajar la corrupción en el marco de la nueva regulación. El Consultor de los Ayuntamientos.
- Mellado, M. E., Chaucono, J. C., Hueche, M. C. y Aravena, O. A. (2017). Percepciones sobre la educación inclusiva del profesorado de una escuela con Programa de Integración Escolar. Revista Educación, 41(1), 1–14. https://doi.org/10.15517/revedu.v41i1.21597
- MINEDU. (2014). Marco de buen desempeño del directivo. http://www.minedu.gob.pe/DeInteres/xtras/marco_buen_desempeno_directivo.pdf
- Montenegro, I. (2007). Evaluación del Desempeño Docente. Fundamentos, modelos e instrumentos. Arte Joven.
- Ñaupa, H., Mejia, E., Novoa, E. y Villagomez, A. (2014). Metodología de la Investigación. Transversal.
- Navarro, J. J. y Galiana, L. (2015). Prevención del conflicto escolar en primer ciclo de primaria. Prisma Social, (15), 562–608. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=353744533016
- Norberto, L. A., Anaya, C., Paragua, M., Paragua, C. A. y Paragua, M. G. (2018). Manual auto instructivo y desempeño docente preprofesional de estudiantes de matemática y física de la Universidad Nacional Hermilio Valdizan. Comuni@cción: Revista de Investigación En Comunicación y Desarrollo, 9(2), 120–128. https://www.comunicacionunap.com/index.php/rev/article/view/284
- Otón, J. (2017). Misterio y transparencia. Herder Editorial S.L.
- Pacco, N. (2017). Desempeño directivo y docente en las IES estatales del distrito de Pomata - Chucuito (Universidad Nacional del Altiplano). http://repositorio.unap.edu.pe/handle/UNAP/6739
- Pantoja, A. (2005). La gestión de conflictos en el aula. Factores determinantes y propuestas de intervención. Andalucía: SECRETARIA GENERAL TÉCNICA Subdirección General de Información y Publicaciones.
- Paredes, J. S. (2016). Formación contínua y desempeño docente en el logro de aprendizajes en estudiantes de educación secundaria (Universidad Nacional del Altiplano). http://repositorio.unap.edu.pe/handle/UNAP/6316
- Parra, J. (2004). Participación de los padres y de la sociedad circundante en las instituciones educativas. Tendencias Pedagógicas, 9(0), 165–188.
- Peñas, A. (2017). Prevención de riesgos laborales y medioambientales en instalaciones caloríficas. CANO PINA SL.
- Pont, B., Nusche, D. y Moorman, H. (2009). Mejorar el liderazgo escolar. In Mejorar el liderazgo escolar. https://doi.org/10.1787/9789264074026-es
- Ramírez, J. y Quevedo, A. (2017). Cambio e interdisciplinariedad: 10 años del componente de capacitación y acompañamiento del Programa Leer es estar adelante. Lima: Instituto de Estudios Peruanos.
- Reyes, N. T. (2012). Liderazgo directivo y desempeño docente en el nivel secundario de una institución educativa de Ventanilla - Callao (EPG Universidad San Ignacio De Loyola). http://repositorio.usil.edu.pe/bitstream/123456789/1302/1/2012_Reyes_Liderazgo
- Rincón, A. (2011). Guía de costos para micro y pequeños empresarios: una manera fácil y sencilla de crecer. Ecoe Ediciones.
- Rodríguez-Molina, G. (2011). Funciones y rasgos del liderazgo pedagógico en los centros de enseñanza Educación y Educadores. Educación y Educadores, 14(2), 253–267. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=83421404003
- Rodríguez, J. (1993). La participación de los padres de familia en la escuela primaria pública: naturaleza y perspectiva. Universidad de Colima, México.
- Rodríguez, N. (2000). Gestión Escolar y Calidad de Enseñanza. Educere.
- Rojas, A. y Gaspar, F. (2006). Bases del liderazgo en educación. Líderes escolares, un tesoro para la educación. Andros Impresores.
- Roquet, G. y Gil, C. (2006). Materiales Didácticos Impresos para la Educación Abierta y a Distancia. Universidad Nacional Autònoma de Mèxico, 1–13. file:///C:/Users/Hp/Downloads/Materiales_Didacticos_Impresos_para_la_E.pdf
- Rubio, A. D. y García, I. M. (2013). Los diferentes roles del profesor y de los alumnos en un aula de lengua extranjera. Centro Universitario de La Defensa San Javier, (25).
- Salmasi, N. y Sánchez, J. A. (2013). La gestión escolar desde los proyectos educativos. SABER. Revista Multidisciplinaria Del Consejo de Investigación de La Universidad de Oriente, 25(3), 254–258. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=427739463003
- San Nicolas, A. y Del Castillo, M. (2020). Modelo EFQM 2020: Hacia la Excelencia y más allá …. Journal of Healthcare Quality Research, 35(1), 1–3. https://doi.org/https://doi.org/10.1016/j.jhqr.2020.01.001
- Sanz, R. y Sobrado, L. (1998). Rolesy funciones de los orientadores. Revista de Investigación Educativa, 16(2), 25–57. https://digitum.um.es/digitum/bitstream/10201/98042/1/02_RIE_V16_N2_1998_Roles y funciones de los orientadores.pdf
- Sarasqueta, A. (2012). Somos Información. La nueva ciencia de lo intangible. E-Ciencias de La Información, 2(2), 1–4. https://doi.org/10.15517/eci.v0i0.8490
- Sendón, A. (2007). La crisis de la escuela media y la gestión escolar: Transformaciones sociales y estrategias institucionales en escuelas pobres. REICE. Revista Iberoamericana Sobre Calidad, Eficacia y Cambio En Educación, 5(3), 84–101. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=55130508
- Sobrado, L. (2005). El diagnóstico educativo en contexto sociales y profesionales. Revista de Investigación Educativa, 23(1), 85–112. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=283321951006
- Solórzano, M. J. (2014). Gestión económica básica de la actividad comercial de ventas e intermediación. http://ebookcentral.proquest.com/lib/bibliounapunosp/detail.action?docID=4824096.
- Sosa, F. (2016). Actitud de los estudiantes, frente a la educación intercultural bilingüe – 2014. Revista de Investigaciones Altoandinas, 18(2), 231–236. https://doi.org/http://dx.doi.org/10.18271/ria.2016.204
- Sosa, F. (2018). Actitudes en la formación inicial docente de la región Puno. Revista de Investigaciones de La Escuela de Posgrado, 7(2), 580–591. https://doi.org/http://dx.doi.org/10.26788/riepg.2018.2.82
- Sosa, F. y Vilca, H. M. (2021). Estrategias habituales de enseñanza en colegios rurales aimaras. Puriq, 3(2), 385–414. https://doi.org/10.37073/puriq.3.2.174
- Torres-Ortiz, J. A. y Duarte, J. E. (2015). Los procesos pedagógicos administrativos y los aspectos socio-culturales de inclusión y tecno-pedagogía a través de las tendencias pedagógicas en educación a distancia y virtual. Revista De Investigación, Desarrollo E Innovación, 6(2), 179–190. https://doi.org/http://dx.doi.org/10.19053/20278306.4606
- Vilca, H. M. y Mamani, W. W. (2017). Puno: Analysis From the Context and Type of Management. Comuni@cción: Revista de Investigación En Comunicación y Desarrollo, 8(1), 48–60. http://www.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2219-71682017000100005&lng=es&tlng=
- Vizcaíno, M. (2015). La formación para la convivencia: un reto para la gestión escolar. Espacio Abierto, 24(3), 115–129. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=12242627006
- Zárate, D. (2011). Liderazgo directivo y el desempeño docente en instituciones educativas de primaria del distrito de Independencia, Lima. http://cybertesis.unmsm.edu.pe/bitstream/cybertesis/3176/1/Zarate_rd.pdf