v. 3 n. 3 (2021): PURIQ (Edição Especial Bicentenário)
Artigos

Mais de um século para testemunhar a alfabetização digital no Peru

Reynaldo Sucari León
Universidad Nacional Autónoma de Huanta
Biografia
César Teófilo Zambrano Arce
Universidad Nacional Autónoma de Huanta
Biografia
Yolanda Aroquipa Durán
Universidad Nacional Autónoma de Huanta
Biografia
Nancy Chambi Condori
Universidad Nacional Autónoma de Huanta
Biografia
Rebeca Vítor Flores
Universidad Nacional Autónoma de Huanta
Biografia

Publicado 2021-08-01

Palavras-chave

  • Alfabetização digital,
  • novas formas de comunicação,
  • tecnologia digital

Como Citar

Sucari León, R., Zambrano Arce, C. T., Aroquipa Durán, Y., Chambi Condori, N., & Vítor Flores, R. (2021). Mais de um século para testemunhar a alfabetização digital no Peru. Puriq, 3(3), 403–416. https://doi.org/10.37073/puriq.3.3.206

Métricas alternativas

Resumo

A tecnologia digital desde seu aparecimento no mundo, levou seu tempo para chegar ao Peru no século XX, e está lentamente adquirindo sua consolidação hoje no século XXI graças aos processos de alfabetização digital, por isso é necessário e urgente que os peruanos tenham uma alfabetização digital sustentável promovida pelo setor educacional, pelo Ministério da Educação e pelas Universidades, para que os profissionais possam ou não se desenvolver de forma ótima no que diz respeito à gestão da informação em todos os setores e áreas, contribuindo assim para o desenvolvimento de nosso país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

  1. Abad, L. (2016). La alfabetización digital como instrumento de e-inclusión de las personas mayores. Prisma Social Revista de Ciencias Sociales, (16), 156–204.
  2. Aguilar-ramos, C., & Urbano, A. (2014). La necesidad de alfabetización digital e inter-generacional en la familia y la escuela. Revista DIM: Didáctica, Innovación y Multimedia, (28), 1–16.
  3. Alarcón, V. (2019). ¿Cómo influyen las redes sociales en la educación de adolescentes? In Aproximación Periodística Y Educomunicativa Al Fenómeno De Las Redes Sociales (pp. 1105–1125). Barcelona, España: McGraw-Hill/Interamericana de España, S.L.
  4. Alcibar, M. F., Monroy, A., & Jiménez, M. (2018). Impacto y Aprovechamiento de las Tecnologías de la Información y las Comunicaciones en la Educación Superior. Información Tecnológica, 29(5), 101–110. https://doi.org/10.4067/S0718-07642018000500101
  5. Arceo Moheno, G., Ramos Méndez, E., & Acosta De la Cruz, J. T. (2019). Una visión de las competencias digitales de empresarios de Villahermosa, Tabasco. 1323–1323. Retrieved from http://www.web.facpya.uanl.mx/vinculategica/vinculategica_5_2/A.46.pdf
  6. Arrieta, A., & Montes, D. (2011). Alfabetización digital: uso de las TIC’s más allá de una formación instrumental y una buena infraestructura. Revista Colombiana -RECIA, 3(1), 180. https://doi.org/10.24188/recia.v3.n1.2011.360
  7. Ayllón, J. R., Gutiérrez, B., & González, M. (2008). Filosofía y ciudadanía. Ariel Filosofía, 245 p.
  8. Cabrales, O., & Díaz, V. (2017). El aprendizaje autónomo en los nativos digitales. Conhecimento & Diversidade, 9(17), 12. https://doi.org/10.18316/rcd.v9i17.3473
  9. Domínguez, A. M., & Sánchez, S. (2020). Aproximación periodística y educomunicativas al fenómeno de las redes sociales. Madrid, España: McGraw-Hill/Interamericana de España, S.L.
  10. Enríquez, R. (2000). Redes sociales y pobreza: mitos y realidades. Revista de Estudios de Género. La Ventana, 1(11), 36–72. https://doi.org/https://doi.org/10.32870/lv.v1i11.462
  11. Ferrer, C. (2017). Cura analítica y nuevas formas de comunicación. 1–8.
  12. Flórez, M., Aguilar, A., Hernández, Y., Salazar, J. P., Pinillos, J. A., & Pérez, C. (2017). Sociedad del conocimiento, las TIC y su influencia en la educación. Espacios, 38(35), 39–50.
  13. Fontana, J. (2005). La historia de los hombres: El siglo XX. Barcelona, España: Crítica.
  14. Fukuyama, F. (1992). El Fin de la Historia y el último hombre. In El estado universal y homogéneo.
  15. García, F. J., Leiva, J. J., Espíndola, E., & Piccoli, J. F. A. (2021). Inclusión social de mujeres rurales a través de programas de alfabetización digital para el empleo. Revista Complutense de Educación, 32(1), 15–25. https://doi.org/10.5209/rced.67590
  16. Gasca, L. F., Martínez, E., & Tautiva, J. A. (2016). Comunicación para el cambio social en la emergencia de la alfabetización digital. Revista Nexus Comunicación, (19), 148–167. https://doi.org/10.25100/nc.v0i19.668
  17. George Reyes, C. E., & Avello-Martínez, R. (2021). Alfabetización digital en la educación. Revisión sistemática de la producción científica en Scopus. Revista de Educación a Distancia (RED), 21(66), 1–21. https://doi.org/10.6018/red.444751
  18. González, D., Olarte, F., & Corredor, J. (2017). La alfabetización tecnológica: De la informática al desarrollo de competencias tecnológicas. Estudios Pedagogicos, 43(1), 193–212. https://doi.org/10.4067/S0718-07052017000100012
  19. Gros, B., & Contreras, D. (2006). La alfabetización digital y el desarrollo de competencias ciudadanas. Revista Iberoamericana de Educación, (42), 103–125.
  20. Guallo, J. F., & Guadalupe, S. E. (2018). La alfabetización digital en Ecuador en el siglo XXI. Atlante: Cuadernos de Educación y Desarrollo, (101), 1–11.
  21. Instituto de Economia Digital. (2017). Las 6 Generaciones de la Era Digital. ICEMD. Retrieved from https://cdn5.icemd.com/app/uploads/2018/12/Estudio_6-generaciones-de-la-era-digital-.pdf
  22. Kalman, J. (2014). Más allá de las explicaciones comunes: La incorporación de la tecnología y la cultura digital en el aula. Revista Peruana de Investigación Educativa, 6(6), 33–62. https://doi.org/10.34236/rpie.v6i6.40
  23. Levano-Francia, L., Sanchez Diaz, S., Guillen-Aparicio, P., Tello-Cabello, S., Herrera-Paico, N., & Collantes-Inga, Z. (2019). Digital Competences and Education. Propositos y Representaciones, 7(2), 569–588. Retrieved from http://www.scielo.org.pe/pdf/pyr/v7n2/a22v7n2.pdf
  24. Miranda, A., & García, J. (2015). De la alfabetización digital a la alfabetización múltiple. la experiencia de un programa de investigación. 3er. Congreso Internacional de Investigación Educativa. Educación y Globalización, 13.
  25. Montoya, Y. del V., Castro, J. C., & Bonilla, M. H. (2020). Más allá del control parental: redefiniendo a la familia digital. Anis Do SENID.
  26. Moreno, N. M., González, A. C., Torres, A. C., & Araya, J. (2017). Alfabetización digital a padres de familia en el uso de las redes sociales. Alteridad. Revista de Educación, 12(1), 8–19. https://doi.org/http://doi.org/10.17163/alt.v12n1
  27. Morin, E. (1973). El Paradigma Perdido: Ensayo de Bioantropología. Editorial Kairós, S.A.
  28. Pariente, J. (2006). Los valores y las TICs en las instituciones educativas. Pixel-Bit, Revista de Medios y Educacion, (28), 63–76.
  29. Pérez, Y., & Ferreiro, J. F. (2019). Los valores en la cultura digital. Revista Caribeña de Ciencias Sociales, (2019–06).
  30. Proaño, W. P., Lucio, A. del J., & Rodríguez, R. Y. (2020). Accounting under the perspective of electronic devices in micro-enterprise contributions of jipijapa Manabí. Avances, 22(2), 222–238.
  31. Ramírez, D. (2014). Las nuevas formas de la exclusión digital. En-Claves Del Pensamiento, VIII(15), 85–109.
  32. Reyes, G., & Enrique, C. (2020). Alfabetización y alfabetización digital. Transdigital, 1, 1–17.
  33. Rueda Barrios, O. B. (2016). Alfabetización digital y apropiación social: dimensiones que aportan en la construcción de ciudadanía. Puente, 10(1), 73–77. https://doi.org/10.18566/puente.v10n1.a08
  34. Ruiz, S., Suvieres, M. Á., & Robles, A. (2010). ¿Hacia dónde vamos? La brecha dgital y sus consecuencias educativas y socioeconómicas. Jornadas Internacionales Tic, Educación y Sociedad, 1–9.
  35. Salazar, C., Mondaca, C., & Rodríguez, J. (2018). Comercio electrónico en Chile?: ¿ qué factores inciden en la decisión de compra?? Revista Academia y Negocios, 4(1), 1–14.
  36. San Martín, L., & Mujica, S. (2010). Redes Sociales: La nueva forma de comunicación de los jóvenes universitarios. Latin American and Caribbean Conference for Engineering and Technology (LACCEI 2010), 3, 1–10.
  37. Solarte, S., Mario, F., Urbano, O., Franco, A., & Triviño, G. (2007). B-Learning para Capacitación de Profesores en Alfabetización Digital?: Una Estrategia para el Mejoramiento de la Inclusión Social en el Resguardo Indígena de Guambía. Revista Avances En Sistemas e Informática, 4(3), 65–76.
  38. Toffler, A. (1993). La trecera ola. Bantam Books.
  39. Travieso, J. L., & Planella, J. (2006). La alfabetización digital como factor de inclusión social: una mirada crítica. UOC Papers: Revista Sobre La Sociedad Del Conocimiento, (6), 7.