v. 4 (2022): Janeiro-Dezembro: publicação contínua
Artigo original

Sentido de pertença dos estudantes universitários equatorianos em tempos de pandemias

Yosbanys Roque-Herrera
Universidad Nacional de Chimborazo
Biografia
Luis Ronaldo Quizhpi-Andrade
Universidad Nacional de Chimborazo
Biografia

Publicado 2022-03-24

Palavras-chave

  • Sentido de relevância,
  • ensino superior,
  • estudantes

Como Citar

Roque-Herrera, Y., & Quizhpi-Andrade, L. R. (2022). Sentido de pertença dos estudantes universitários equatorianos em tempos de pandemias. Puriq, 4, e272. https://doi.org/10.37073/puriq.4.272

Métricas alternativas

Resumo

O sentimento de pertencimento implica a criação de vínculos de compromisso do indivíduo com seu grupo social ou organização à qual pertence. O objetivo do processo de pesquisa foi estabelecer o status das dimensões inerentes ao sentimento de pertencimento em alunos da carreira de Design Gráfico da Universidade Nacional de Chimborazo durante o período acadêmico de novembro de 2020 a abril de 2021; por meio de um estudo não experimental, descritivo e transversal, com abordagem quantitativa, cuja população de estudo foi composta por 66 alunos desse contexto de formação, que decidiram participar voluntariamente. O questionário de fatores determinantes foi aplicado para avaliar o senso de pertencimento dos estudantes universitários. Dos participantes, 98,48% tinham menos de 30 anos de idade e 66,66% eram do sexo masculino. Os valores médios dos fatores medidos variaram de 2,27 a 3,25, com a categoria bastante alta. A dimensão social recebeu as pontuações mais baixas dos envolvidos. Os alunos envolvidos atribuíram os valores de classificação mais altos aos fatores relacionados ao treinamento profissional, ao orgulho de sua instituição e ao ambiente virtual da universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

  1. Brea, L. M., y González-González, M. T. (2014). Factores determinantes del sentido de pertenencia de los estudiantes de Arquitectura de la Pontificia Universidad Católica Madre y Maestra, Campus Santo Tomás de Aquino [Tesis de doctorado]. Murcia: Universidad de Murcia.
  2. Castillo-Riquelme, V., Rodríguez-Garcés, C., y Escalona-Burgos, J. (2018). Participación, vida democrática y sentido de pertenencia según tipo de establecimiento educativo en Chile. Páginas de Educación, 11(2), 108. https://doi.org/10.22235/pe.v11i2.1630.
  3. Contreras-Quiroz, N. (2020). Pensamiento sobre la formación ciudadana en estudiantes universitarios, dimensiones para la construcción de un cuestionario. Estudios pedagógicos (Valdivia), 46(3), 73-91. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052020000300073.
  4. De Pontes-Loreto, F. (2018). Arquitectura teórica del sentido de pertenencia en la educación. Revista Ciencias de la Educación, 28(51), 94-104.
  5. Escobar-Puig, M., y Rodríguez-Macías, J. C. (2018). Evaluación de la calidad de vida escolar en estudiantes de tercero de secundaria del estado de Baja California, México. Revista de Estudios y Experiencias en Educación, 17(33), 45-57. https://doi.org/10.21703/rexe.20181733mescobar6.
  6. Ghotra, S., McIsaac, J., Kirk, S. y Kuhle, S. (2016). Validation of the “Quality of Life in School” instrument in Canadian lementary school students. Peer J, e1567. https://doi.org/10.7717/peerj.1567.
  7. Henríquez-Pino-Santos, P. C., y Sánchez-Pérez, L. (2020). Impact of the Educational Program Offered by the Seniors College on Community Empowerment. Revista Cubana de Educación Superior, 39(1).
  8. Hernández-de la Torre, E., y Navarro-Montaño, M. J. (2018). Redes educativas locales para la mejora escolar. Revista electrónica de investigación educativa, 20(3), 29-42. https://doi.org/10.24320/redie.2018.20.3.1669.
  9. Hernández-Prados, M. A., y Alcaraz Rodríguez, M. (2018). Factores incidentes en el abandono escolar prematuro. Revista de Investigación en Educación, 16(2), 182-195.
  10. Martínez-Ferrer, M., Llopiz-Guerra, K., Herrera-Carrazana, K., Bosch-Izquierdo, M., Martínez-Aparicio, A., y Rivero-González, G. A. (2019). Labor extensionista para consolidar la formación del psicopedagogo en temas de convivencia escolar. EDUMECENTRO, 11(3), 20-31.
  11. Mayorga, R., y Pascual, J. (2019). Innovación educativa y producción de identidades: el caso del Programa Interdisciplinario de Investigación Escolar. Educação e Pesquisa, 45, e194287. https://dx.doi.org/10.1590/s1678-4634201945194287.
  12. Quaresma, M. L., y Zamorano, L. (2016). El sentido de pertenencia en escuelas públicas de excelencia. Revista mexicana de investigación educativa, 21(68), 275-298.
  13. Ramírez-Díaz, J. L., Castro-Acevedo, D., Arrieta-Quesada, M., Redondo-Hernández, M., y Brenes-Zamora, M. A. (2018). Percepción del estudiantado activo sobre las causas del abandono escolar en instituciones de secundaria de la Dirección Regional de Enseñanza de Cartago, Costa Rica. Revista Educación, 42(2), 80-96. https://dx.doi.org/10.15517/revedu.v42i2.23574.
  14. Ramírez-Díaz, J. L., y Hidalgo-Solano, F. (2018). Satisfacción de estudiantes de secundaria nocturna y su incidencia en el abandono escolar. Revista Electrónica Educare, 22(1), 287-300. https://dx.doi.org/10.15359/ree.22-1.14.
  15. Rodríguez Garcés, C. R., Padilla Fuentes, G., y Espinosa Valenzuela, D. (2021). Sentido de pertenencia escolar entre niños, niñas y adolescentes en Chile: perfiles e itinerarios mediante árboles de clasificación. Revista Colombiana de Educación, 1(81). https://doi.org/10.17227/rce.num81-10256.
  16. Romero, E. y Hernández, M. (2019). Análisis de las causas endógenas y exógenas del abandono escolar temprano: una investigación cualitativa. Educación XXI, 22(1), 263-293. https://doi.org/10.5944/educxx1.21351.
  17. Sandoval-Muñoz, M. J., Mayorga-Muñoz, C. J., Elgueta-Sepúlveda, H. E., Soto-Higuera, A. I., Viveros-Lopomo, J., y Riquelme-Sandoval, S. V. (2018). Compromiso y motivación escolar: Una discusión conceptual. Revista Educación, 42(2), 66-79. https://dx.doi.org/10.15517/revedu.v42i2.23471.
  18. Vidal-Ledo, M. J., González-Longoria, M. C. B., y Armenteros-Vera, I. (2021). Impacto de la COVID-19 en la Educación Superior. Educación Médica Superior, 35(1), e2851.