A pesquisa formativa e a conquista de competências em estudantes de uma universidade pública-Lima
Publicado 2021-05-05
Palavras-chave
- Pesquisa formativa,
- realização de competências,
- saber fazer,
- saber conhecer e saber ser
Como Citar
Copyright (c) 2021 Nelson Paucca Gonzales, Maura Natalia Alfaro Saavedra, José Omar García Tarazona, Juana Ramírez Quiroz de Montoya, Rusbel Jhon Rafayle Cuadra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Métricas alternativas
Resumo
O artigo responde ao objetivo geral; determinar a relação entre a pesquisa formativa e a realização de competências dos estudantes das Faculdades de Tecnologia, Educação Inicial, Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nacional de Educação. A fim de obter os resultados, foi utilizada uma abordagem quantitativa de tipo básico não experimental e projeto correlacional, além do uso do método analítico e hipotético-dedutivo. A população consistia de 3.275 estudantes e uma amostra de 344 estudantes do sexo feminino e masculino. As informações foram obtidas através da técnica de pesquisa e do instrumento de questionário da escala Likert. O tratamento estatístico obedeceu ao uso do software Microsoft Excel e SPSS - 25, os resultados foram analisados em dois momentos, através da estatística descritiva e o teste de hipóteses através da estatística inferencial Rho de Spearman, que mostrou uma relação de magnitude moderada (r = .724) e um valor de significância estatística (P= .000 < 0,05). Portanto, existe uma relação direta e significativa entre as variáveis formativas de pesquisa e a conquista de competências nos estudantes da Universidade Nacional de Educação durante o ciclo acadêmico de 2020.
Downloads
Referências
- Banderas, C., Cárdenas, G. y Martínez, M. (2018). Perspectivas docentes sobre la formación de competencias investigativas en relación con los programas de asignatura. Recuperado de https://www.redalyc.org/jatsRepo/5138/5138557420 30/html/index.html
- Bunk, G. (1994). La transición de las competencias en la formación y perfeccionamiento profesionales de la RFA. Recuperado de file:///C:/Users/PC/Downloads/ Dialnet-LaTransmisionDeLasCompetenciasEnLaFormacionYPerfec-131116.pdf.
- Estrada, A. y Estrada, J. (2019). La investigación formativa desde la transdisciplinariedad, para la reforma del pensamiento dentro de la formación profesional. Uniandes EPISTEME, 194-216 Recuperado de: ISSN 1390-9150/ Vol. 6 / Nro. 2 / abril-junio.
- Espinoza, E., Rivera, A. y Tinoco, N. (2016). Formación de competencias investigativas en los estudiantes universitarios. Recuperado file:///C:/Users/User/Downloads/ Formacion%20de%20competencias%20investigativas%20Espinoza%2016.pdf
- Finol, M. y Pinela, J. (2015). Competencias informacionales e investigación formativa para la generación de diálogos de saberes desde la universidad. Saberes y diversidad, 1-9. Recuperado de: web http:// www.fhe.luz.edu.ve/investigacion/images/ publicaciones/MEMORIASVIIIJORNADASFHE.
- García, Z. y Aznar, I. (2019). El desarrollo de competencias investigativas, una alternativa para formar profesionales en pedagogía infantil como personal docente investigador. Recuperado de https://www.scielo.sa.cr/pdf/ree/v23n1/1409-4258-ree-23-01-297.pdf
- Hernández, R y Mendoza, C. (2018). Metodología de la investigación las rutas cuantitativas, cualitativas y mixta. México: MC Graw Hill.
- Hernández, R., Fernández, C. y Baptista, P. (2014). Metodología de la investigación. Recuperado https://www.uca.ac.cr/wp-content/uploads/2017/10/Investigacion. pdf
- Parra, C. (2004). Apuntes sobre investigación formativa. Educación y educadores, 57-77 Recuperado de: https://www. redalyc.org/articulo.oa?id=834/83400707.
- Pirela, J., Pulido, N. y Mancipe, E. (2015). Componentes y dimensiones de la investigación formativa en ciencias de la información. recuperado de: https://www.redalyc.org/ articulo.oa?id=823/82343214004
- Restrepo, B. (2010). Concepto y aplicaciones de la investigación formativa y criterios para evaluar la investigación científica en sentido estricto. México: Narcea.
- Restrepo, B. (2017). Conceptos y Aplicaciones de la Investigación Formativa, y Criterios para Evaluar la Investigación científica en sentido estricto. Recuperado de https://www.epn.edu.ec/wp-content/uploads/2017/03/Investigaci%C3%B3n-Formativa-Colombia.pdf.
- Tobón, S. (2013). Formación integral y competencias: Pensamiento complejo, currículo, didáctica y evaluación. Bogotá: ECOEO. Recuperado de: file:///D:/UNE%20-%20
- -2018/EQUIPO%20DE%20INVESTIGACI%C3%93N-2020_UNE/TOBON_ Formacionintegralycompetencias4ta.pdf.
- Tejada, J. (2005). Acerca de las competencias profesionales. Revista electrónica de investigación educativa (7)2. Recuperado http://www.scielo.org.mx/pdf/redie/ v7n2/v7n2a13.pdf
- Universidad Centroamericana (2010). Orientaciones sobre la investigación formativa en el posgrado especializaciones y Maestrías.
- Zelada, J. (2018). Investigación formativa para mejorar el conocimiento de historia y evolución de la gastronomía en estudiantes del II Ciclo de Hotelería, Universidad Católica Chiclayo, 2016. Recuperado de https://repositorio.ucv.edu.pe/bitstream/ handle/20.500.12692/29538/Zelada_CJ.pdf?sequence=1&isAllowed=y