v. 6 (2024): Janeiro-Dezembro: publicação contínua
Artigo original

Educação virtual e motivação acadêmica em estudantes universitários

Fredy Sosa-Gutierrez
Universidad Nacional del Altiplano
Biografia
Luz Miriam Flores-Jimenez
Universidad Nacional del Altiplano
Biografia
Henry Mark Vilca-Apaza
Universidad Nacional del Altiplano
Biografia

Publicado 2024-07-24

Palavras-chave

  • Educação a distancia,
  • motivação,
  • acadêmico

Como Citar

Sosa-Gutierrez, F., Flores-Jimenez, L. M., & Vilca-Apaza, H. M. (2024). Educação virtual e motivação acadêmica em estudantes universitários. Puriq, 6, e626. https://doi.org/10.37073/puriq.6.626

Métricas alternativas

Resumo

No estado de confinamento devido à COVID-19, as universidades funcionaram virtualmente, ignorando o nível de motivação dos seus alunos. O objetivo da pesquisa foi determinar a relação entre a educação virtual e a motivação acadêmica em estudantes universitários, ao mesmo tempo em que identificou a ligação da primeira variável com a motivação intrínseca e extrínseca e as estratégias utilizadas pelo professor. Sua abordagem é quantitativa, de desenho não experimental e do tipo correlacional. A amostra é de 192 estudantes universitários. A técnica foram os instrumentos de pesquisa e questionário. O teste estatístico de correlação de Pearson mostrou uma relação de r = 0.8704, considerando um intervalo -1 <= r <= 1 e o coeficiente determinado entre as variáveis estão em um intervalo positivo r <= 1. Concluindo que existe uma relação positiva direta com valor 0,9 próximo de 1. Quanto maiores forem os recursos de aprendizagem, o apoio e a colaboração virtual, maior será a motivação acadêmica dos jovens estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

  1. Aguilar, F. (2020). Del aprendizaje en escenarios presenciales al aprendizaje virtual en tiempos de pandemia. Estudios Pedagogicos, 46(3), 213-223. https://doi.org/10.4067/S0718-07052020000300213
  2. Banco Mundial. (2020). Covid-19: Impacto en la educación y respuestas de política pública. http://pubdocs.worldbank.org/en/143771590756983343/Covid-19-Education-Summary-esp.pdf
  3. Benites, R. (2021). La Educación Superior Universitaria en el Perú post-pandemia. Políticas y debates públicos, 1(1), 1-11. https://repositorio.pucp.edu.pe/index/handle/123456789/176597
  4. Cahuana, M., Mamani, O., & Carranza, R. (2020). Autoconcepto académico y motivación académica en jóvenes talento del departamento de Puno, Perú. Propósitos y Representaciones, 8(3), 788. https://doi.org/10.20511/pyr2020.v8n3.788
  5. Cárdenas, I. (2020, julio). Educación virtual: una oportunidad para «aprender a aprender». Análisis Carolina, 42, 1-14. https://www.fundacioncarolina.es/wp-content/uploads/2020/07/AC-42.-2020.pdf
  6. Condori, E., Chumpitaz, H., Salazar, P., Torres, M., & Quispe, W. (2020). Procesos Cognitivos Y Motivación Académica Durante La Pandemia Del Covid-1. Grupo CIEG.
  7. Crisol, E., Herrera, L., & Montes, R. (2020). Educación virtual para todos: una revisión sistemática. Education in the Knowledge Society, 21, 1-15. https://doi.org/10.14201/eks.20327
  8. Durán, R. (2015). La educación Virtual Universitaria como medio para mejorar las competencias. Universidad Politécnica de Catalunya.
  9. Galindo, N., & Vela, J. (2020). Motivación académica en tiempos de COVID-19, de estudiantes vinculados a uni-versidades de Villavicencio: a partir de la teoría de Deci y Ryan. Universidad Santo Tomás.
  10. Garcìa, J. (s. f.). Psicologia.
  11. Gómez, I., & Escobar, F. (2021). Educación Virtual En Tiempos De Pandemia: Incremento De La Desigualdad Social En El Perú. SciELO - Biblioteca Electrónica Científica en Línea. https://doi.org/https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.1996
  12. Gonzáles, D. (2008). Psicología de la motivacion. Ciencias Médicas.
  13. Guerrero, A., Rojas, C., & Villafañe, C. (2019). Impacto de la Educación Virtual e Carreras de Pregrado del Área de Ciencias de la Salud. Una Mirada de las Tecnologías Frente a la Educación. Universidad Cooperativa de Co-lombia.
  14. Hernández, R., Fernández, C., & Baptista, P. (2014). Metodología de la investigación (6°ed) (Mc Graw Hi).
  15. Larrahondo, G., Ortiz, E., Ramos, L., & Vescance, B. (2021). Motivación académica y percepción de los estu-diantes frente a la educación virtual en tiempos de pandemia. Grupo de investigación Salud mental y sociedad en Arauca, 1-41. https://repository.ucc.edu.co/bitstream/20.500.12494/43395/2/2021_educacion_virtual_pandemia.pdf
  16. Llancce, M. (2021). Aprendo en casa en el logro de aprendizaje en el área de comunicación de los niños de cinco años de las instituciones educativas públicas del nivel inicial de Tamburgo-2020 [Universidad Nacional Micae-la Bastidas de Apurímac]. http://repositorio.unamba.edu.pe/handle/UNAMBA/1019
  17. Lovón, M., & Cisneros, S. (2020). Repercusiones de las clases virtuales en los estudiantes universitarios en el contexto de la cuarentena por COVID-19: El caso de la PUCP. Propositos y Representaciones, 8(3). http://dx.doi.org/10.20511/pyr2020.v8nSPE3.588
  18. Mamani, H., Sosa, F., Condori, W., & Cruz, R. (2021). Implicancias de la neuroeducación y desempeño docente: desde la perspectiva del estudiantado. Horizontes. Revista de Investigación en Ciencias de la Educación, 5(20), 1273-1287. https://doi.org/10.33996/revistahorizontes.v5i20.276
  19. Martínez, F. (2021). Motivación academica y el logro academico de los estudiantes de confección textil de la Universidad Nacional de Educación Enrique Guzmán y Valle. Universidad Nacional de Educación Enrique Guzmán y Valle.
  20. Naranjo, M. (2009). Motivación: perspectivas teóricas y algunas consideraciones de su importancia en el ámbito educativo. Revista Educación, 33(2), 153-170. https://doi.org/10.15517/revedu.v33i2.510
  21. Pérez, J. (2022). Enseñanza virtual y motivacion academica en estudiantes de enfermeria de una Universidad Pública de Trujillo, 2021 [Universidad César Vallejo]. http://repositorio.uncp.edu.pe/bitstream/handle/UNCP/3000/Silva Acosta.pdf?sequence=1&isAllowed=y%0Ahttps://repositorio.comillas.edu/xmlui/handle/11531/1046
  22. Perret, R., & Vinasco, Z. (2016). El Secreto de la Motivación. En Ensayo. https://bit.ly/3imM2HS
  23. Ruiz, E., Martinez, N., & Galindo, R. (2015). El aprendizaje colaborativo en ambientes virtuales. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5434435
  24. Sola, M. (2020). ¿Está preparado el mundo para una educación virtual? Columnistas. https://www.cronista.com/columnistas/Esta-preparado-el-mundo-para-la-educacion-virtual-20200517-0007.html
  25. Sosa, F. (2018). Actitudes en la formación inicial docente de la región Puno. Revista de Investigación de la Es-cuela de Posgrado, 7(2), 580-591. http://dx.doi.org/10.26788/riepg.2018.2.82
  26. Sosa, F. (2016). Actitud de los estudiantes, frente a la educación intercultural bilingüe – 2014. Revistas de inves-tigaciòn altoandina, 18(2), 231-236. http://dx.doi.org/10.18271/ria.2016.204
  27. Sosa, F., & Vilca, H. (2021). Estrategias habituales de enseñanza en colegios rurales aimaras. Puriq, 3(2), 237-252. https://doi.org/https://doi.org/10.37073/puriq.3.2.174
  28. Suarez, E. (2019). La motivación académica en relación a las estrategias de aprendizaje en estudiantes de Primer y Segundo año de la Facultad de Tecnología Médica de la Universidad Nacional Federico Villarreal, Lima, año 2017. [Universidad Nacional de Educación Enrique Guzman y Valle]. https://repositorio.une.edu.pe/handle/UNE/4299
  29. Valderrama, S. (2020). Pasos para elaborar proyectos de investigación científica (Editorial).
  30. Valdez, E. (2018). La educación virtual y la satisfacción del estudiante en los cursos virtuales del Instituto Nacional Materno Perinatal 2017. Universidad Cesar Vallejo.
  31. Vargas, K. (2018). La motivación académica y su relacion con los estilos de aprendizaje de los estudiantes del Programa de Educación Primaria de la Universidad Nacional del Altiplano Puno, Año 2017. Universidad Nacional del Altiplano.
  32. Villegas, L., Marroquín, R., Del Castillo, V., & Sánchez, R. (2019). Teoría y praxis de la investigación científica (Editorial).
  33. Weinzettel, J. (2020). Motivación educativa y estudio a distancia [Pontificia Universidad Católica Argentina]. https://repositorio.uca.edu.ar/handle/123456789/10970
  34. Zambrano, G., Morales, F., Moreira, M., & Amaya, D. (2021). Recursos virtuales como herramientas didácticas aplicadas en la educación en situación de emergencia. Polo del Conocimiento, 6(4), 73-87. https://doi.org/10.23857/pc.v6i4.2539