Educação virtual e motivação acadêmica em estudantes universitários
Publicado 2024-07-24
Palavras-chave
- Educação a distancia,
- motivação,
- acadêmico
Como Citar
Copyright (c) 2024 Fredy Sosa-Gutierrez, Luz Miriam Flores-Jimenez, Henry Mark Vilca-Apaza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Métricas alternativas
Resumo
No estado de confinamento devido à COVID-19, as universidades funcionaram virtualmente, ignorando o nível de motivação dos seus alunos. O objetivo da pesquisa foi determinar a relação entre a educação virtual e a motivação acadêmica em estudantes universitários, ao mesmo tempo em que identificou a ligação da primeira variável com a motivação intrínseca e extrínseca e as estratégias utilizadas pelo professor. Sua abordagem é quantitativa, de desenho não experimental e do tipo correlacional. A amostra é de 192 estudantes universitários. A técnica foram os instrumentos de pesquisa e questionário. O teste estatístico de correlação de Pearson mostrou uma relação de r = 0.8704, considerando um intervalo -1 <= r <= 1 e o coeficiente determinado entre as variáveis estão em um intervalo positivo r <= 1. Concluindo que existe uma relação positiva direta com valor 0,9 próximo de 1. Quanto maiores forem os recursos de aprendizagem, o apoio e a colaboração virtual, maior será a motivação acadêmica dos jovens estudantes.
Downloads
Referências
- Aguilar, F. (2020). Del aprendizaje en escenarios presenciales al aprendizaje virtual en tiempos de pandemia. Estudios Pedagogicos, 46(3), 213-223. https://doi.org/10.4067/S0718-07052020000300213
- Banco Mundial. (2020). Covid-19: Impacto en la educación y respuestas de política pública. http://pubdocs.worldbank.org/en/143771590756983343/Covid-19-Education-Summary-esp.pdf
- Benites, R. (2021). La Educación Superior Universitaria en el Perú post-pandemia. Políticas y debates públicos, 1(1), 1-11. https://repositorio.pucp.edu.pe/index/handle/123456789/176597
- Cahuana, M., Mamani, O., & Carranza, R. (2020). Autoconcepto académico y motivación académica en jóvenes talento del departamento de Puno, Perú. Propósitos y Representaciones, 8(3), 788. https://doi.org/10.20511/pyr2020.v8n3.788
- Cárdenas, I. (2020, julio). Educación virtual: una oportunidad para «aprender a aprender». Análisis Carolina, 42, 1-14. https://www.fundacioncarolina.es/wp-content/uploads/2020/07/AC-42.-2020.pdf
- Condori, E., Chumpitaz, H., Salazar, P., Torres, M., & Quispe, W. (2020). Procesos Cognitivos Y Motivación Académica Durante La Pandemia Del Covid-1. Grupo CIEG.
- Crisol, E., Herrera, L., & Montes, R. (2020). Educación virtual para todos: una revisión sistemática. Education in the Knowledge Society, 21, 1-15. https://doi.org/10.14201/eks.20327
- Durán, R. (2015). La educación Virtual Universitaria como medio para mejorar las competencias. Universidad Politécnica de Catalunya.
- Galindo, N., & Vela, J. (2020). Motivación académica en tiempos de COVID-19, de estudiantes vinculados a uni-versidades de Villavicencio: a partir de la teoría de Deci y Ryan. Universidad Santo Tomás.
- Garcìa, J. (s. f.). Psicologia.
- Gómez, I., & Escobar, F. (2021). Educación Virtual En Tiempos De Pandemia: Incremento De La Desigualdad Social En El Perú. SciELO - Biblioteca Electrónica Científica en Línea. https://doi.org/https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.1996
- Gonzáles, D. (2008). Psicología de la motivacion. Ciencias Médicas.
- Guerrero, A., Rojas, C., & Villafañe, C. (2019). Impacto de la Educación Virtual e Carreras de Pregrado del Área de Ciencias de la Salud. Una Mirada de las Tecnologías Frente a la Educación. Universidad Cooperativa de Co-lombia.
- Hernández, R., Fernández, C., & Baptista, P. (2014). Metodología de la investigación (6°ed) (Mc Graw Hi).
- Larrahondo, G., Ortiz, E., Ramos, L., & Vescance, B. (2021). Motivación académica y percepción de los estu-diantes frente a la educación virtual en tiempos de pandemia. Grupo de investigación Salud mental y sociedad en Arauca, 1-41. https://repository.ucc.edu.co/bitstream/20.500.12494/43395/2/2021_educacion_virtual_pandemia.pdf
- Llancce, M. (2021). Aprendo en casa en el logro de aprendizaje en el área de comunicación de los niños de cinco años de las instituciones educativas públicas del nivel inicial de Tamburgo-2020 [Universidad Nacional Micae-la Bastidas de Apurímac]. http://repositorio.unamba.edu.pe/handle/UNAMBA/1019
- Lovón, M., & Cisneros, S. (2020). Repercusiones de las clases virtuales en los estudiantes universitarios en el contexto de la cuarentena por COVID-19: El caso de la PUCP. Propositos y Representaciones, 8(3). http://dx.doi.org/10.20511/pyr2020.v8nSPE3.588
- Mamani, H., Sosa, F., Condori, W., & Cruz, R. (2021). Implicancias de la neuroeducación y desempeño docente: desde la perspectiva del estudiantado. Horizontes. Revista de Investigación en Ciencias de la Educación, 5(20), 1273-1287. https://doi.org/10.33996/revistahorizontes.v5i20.276
- Martínez, F. (2021). Motivación academica y el logro academico de los estudiantes de confección textil de la Universidad Nacional de Educación Enrique Guzmán y Valle. Universidad Nacional de Educación Enrique Guzmán y Valle.
- Naranjo, M. (2009). Motivación: perspectivas teóricas y algunas consideraciones de su importancia en el ámbito educativo. Revista Educación, 33(2), 153-170. https://doi.org/10.15517/revedu.v33i2.510
- Pérez, J. (2022). Enseñanza virtual y motivacion academica en estudiantes de enfermeria de una Universidad Pública de Trujillo, 2021 [Universidad César Vallejo]. http://repositorio.uncp.edu.pe/bitstream/handle/UNCP/3000/Silva Acosta.pdf?sequence=1&isAllowed=y%0Ahttps://repositorio.comillas.edu/xmlui/handle/11531/1046
- Perret, R., & Vinasco, Z. (2016). El Secreto de la Motivación. En Ensayo. https://bit.ly/3imM2HS
- Ruiz, E., Martinez, N., & Galindo, R. (2015). El aprendizaje colaborativo en ambientes virtuales. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5434435
- Sola, M. (2020). ¿Está preparado el mundo para una educación virtual? Columnistas. https://www.cronista.com/columnistas/Esta-preparado-el-mundo-para-la-educacion-virtual-20200517-0007.html
- Sosa, F. (2018). Actitudes en la formación inicial docente de la región Puno. Revista de Investigación de la Es-cuela de Posgrado, 7(2), 580-591. http://dx.doi.org/10.26788/riepg.2018.2.82
- Sosa, F. (2016). Actitud de los estudiantes, frente a la educación intercultural bilingüe – 2014. Revistas de inves-tigaciòn altoandina, 18(2), 231-236. http://dx.doi.org/10.18271/ria.2016.204
- Sosa, F., & Vilca, H. (2021). Estrategias habituales de enseñanza en colegios rurales aimaras. Puriq, 3(2), 237-252. https://doi.org/https://doi.org/10.37073/puriq.3.2.174
- Suarez, E. (2019). La motivación académica en relación a las estrategias de aprendizaje en estudiantes de Primer y Segundo año de la Facultad de Tecnología Médica de la Universidad Nacional Federico Villarreal, Lima, año 2017. [Universidad Nacional de Educación Enrique Guzman y Valle]. https://repositorio.une.edu.pe/handle/UNE/4299
- Valderrama, S. (2020). Pasos para elaborar proyectos de investigación científica (Editorial).
- Valdez, E. (2018). La educación virtual y la satisfacción del estudiante en los cursos virtuales del Instituto Nacional Materno Perinatal 2017. Universidad Cesar Vallejo.
- Vargas, K. (2018). La motivación académica y su relacion con los estilos de aprendizaje de los estudiantes del Programa de Educación Primaria de la Universidad Nacional del Altiplano Puno, Año 2017. Universidad Nacional del Altiplano.
- Villegas, L., Marroquín, R., Del Castillo, V., & Sánchez, R. (2019). Teoría y praxis de la investigación científica (Editorial).
- Weinzettel, J. (2020). Motivación educativa y estudio a distancia [Pontificia Universidad Católica Argentina]. https://repositorio.uca.edu.ar/handle/123456789/10970
- Zambrano, G., Morales, F., Moreira, M., & Amaya, D. (2021). Recursos virtuales como herramientas didácticas aplicadas en la educación en situación de emergencia. Polo del Conocimiento, 6(4), 73-87. https://doi.org/10.23857/pc.v6i4.2539